Censo Demográfico do IBGE começa a ser realizado nos bairros do município

No início de agosto, o Censo Demográfico do IBGE deste ano passou a percorrer todo o Brasil. O trabalho tem como objetivo contar os habitantes do território nacional, identificar suas características e revelar como vivem os brasileiros, produzindo informações imprescindíveis para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo. 

Os recenseadores contratados visitarão, entre agosto e outubro, todos os bairros da cidade. Segundo o último censo do IBGE, realizado na cidade em 2010, Campo Limpo Paulista tem 74.074 moradores. Para registro das informações, os recenseadores utilizam o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), semelhante a um smartphone, na cor azul. A identidade dos entrevistadores do IBGE poderá ser verificada por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou do telefone 0800 721 8181.

Além da entrevista presencial no domicílio, a população poderá participar do Censo via internet ou telefone. Quem optar por responder pela internet contará com suporte da Central de Apoio à Coleta em caso de dúvida ou dificuldade de acesso ao questionário.

Os moradores que se recusarem a atender o recenseador, irão receber uma carta de aviso. Caso a carta não seja respondida, será cobrada uma multa estimada em 10 salários mínimos, regulamentada pela lei federal 5534/68, Art. 2, de 14 de novembro de 1968. Vale lembrar que o dono da residência não precisa abrir a porta de sua casa, basta apenas responder às perguntas do recenseador.