Os parques, ecopontos e praças Família &Pet de Jundiaí seguirão à risca as diretrizes do Programa Cidade Inteligente, instituídas pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Todas as áreas receberão câmeras de monitoramento, alarmes, além de reforço no controle de acesso e rondas motorizadas 24h. O objetivo é promover segurança para os munícipes e colaboradores, evitar furtos e beneficiar o meio ambiente, com a redução drástica de uso de papel.
O Programa tem investimentos previstos no Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 em diversas áreas. “Ao avançarmos como uma smart city, queremos usar a tecnologia para melhorar cada vez mais a qualidade de vida e segurança da nossa comunidade”, explicou o prefeito.
A instalação dos equipamentos foi iniciada pelo Jardim Botânico, que inicialmente terá 30 câmeras, podendo no futuro chegar a 60. No total, 32 equipamentos públicos serão contemplados. Todos os locais saem de um modelo analógico de gestão para o digital. O Botânico, por exemplo, já recebeu marcadores de ponto biométrico para os controladores de acesso, que antes faziam marcação manual em folha ponto. Além disso, esses trabalhadores passarão a usar tablets ou celulares com câmeras no dia a dia, também deixando o papel de lado. Os equipamentos possuem criptografia e são georreferenciados.
Uma Central de Monitoramento está em fase de instalação no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, o Geresol e por ela será possível conferir as câmeras de todos os parques e áreas de lazer após a conclusão das instalações.
Por meio de um aplicativo, todos os gestores terão acesso às informações relacionadas ao controle de acesso dos parques, segurança e monitoramento. Será possível ainda emitir relatórios por esse sistema.
As rondas ocorrerão com veículos georreferenciados e elétricos, sejam eles carros ou motos. “A intenção é trazer a tecnologia como aliada à segurança. Tudo isso dentro do modelo de gestão adotado pela prefeitura, que envolve governança, transparência e cuidado com o meio ambiente”, comentou o consultor de tecnologia Wanderlei Aranha, representante da empresa responsável pela implantação do sistema em Jundiaí.
Após o Botânico, os próximos parques contemplados serão os instalados no Jardim Tulipas e Engordadouro. “Mais do que trazer segurança patrimonial, esse trabalho vem para deixar usuários e funcionários mais tranquilos e seguros. Mesmo de longe, por meio da Central de Monitoramento, haverá alguém olhando por eles”, comentou o diretor de limpeza pública, Marcio Alberto Moraes.
A previsão é de que até 90 dias todos os parques e áreas públicas estejam com os equipamentos instalados e em funcionamento.