Diretão inicia operação com redução de paradas e agilidade no transporte público

Segunda-feira (8) foi dia de a cozinheira Bianca Nunes da Cunha chegar mais cedo em casa. O motivo?  Ela foi uma das primeiras usuárias da linha 010 – Distrito Industrial – Ivoturucaia, na estreia do Diretão.  Em 25 minutos e apenas um ônibus, ela fez o trajeto que antes levava 2h, em três ônibus diferentes.

“Estou muito feliz com essa novidade. O ônibus saiu da porta do meu trabalho e praticamente me deixou em frente de casa”, comentou ela, que mora no Ivoturucaia. Com o tempo livre, Bianca já faz planos. “Vou me exercitar e ir para a academia. Além disso, pela manhã vou poder sair um pouco mais tarde de casa.”

Bianca chegou em casa em 25 minutos e aprovou.

E a proposta do Diretão é justamente essa: tornar o dia a dia de quem usa o transporte público mais ágil. “Nosso objetivo é ter um transporte público eficiente e com menos paradas. Dessa forma, ele se torna mais atrativo para a população. O usuário chega mais cedo em casa e tem mais tempo para ficar com a família”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Além da linha entre o Distrito e o bairro Ivoturucaia, inicialmente, o Diretão atende também a linha do bairro Santa Gertrudes ao Terminal Central. Ao longo de todo o dia de estreia do novo modelo de itinerário, equipes de fiscalização da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) acompanharam os trajetos dentro dos veículos, em pontos finais e nos terminais.

O Diretão é um projeto que poderá ser replicado para outras linhas do município. “Trabalhamos ao longo de todo o dia para acompanhar o desenvolvimento de cada linha, tempo de trajeto e identificação de falhas para deixar o serviço ágil e eficiente para a população”, comentou o gestor da UGMT, Aloysio Queiroz.  

Ainda neste ano, com as novas linhas expressas, serão testadas três faixas exclusivas para o transporte coletivo: na avenida Jundiaí (horário de pico); entre a Marechal Deodoro da Fonseca e Doutor Cavalcanti e entre a Rangel Pestana e Vigário JJ Rodrigues. O uso será tanto para o transporte municipal quanto para o intermunicipal. “Será feito um monitoramento para avaliar o ganho de qualidade no transporte para possível implantação definitiva”, explicou Aloysio Queiroz.

O novo projeto prevê também a instalação de duas estações de transferência na área Central e outras cinco nos bairros. Os espaços terão melhor acomodação e proteção em dias de chuva para o usuário fazer a transferência usando o bilhete único.

Confira o horário do ônibus Ivoturucaia – Distrito Industrial: clique aqui

Confira o horário do ônibus Terminal Central – Santa Gertrudes: clique aqui