Casos de ‘varíola dos macacos’ saltam de 590 para 741 no estado de São Paulo

Casos de varíola do macaco saltam de 590 para 741 em SP

A Secretaria de Estado da Saúde de SP, ressaltou o aumento de 25,5% nos moradores infectados pelo vírus monkeypox. O total saltou de 590 para 741 em dois dias, e foi identificada prevalência de transmissão por contato íntimo e sexual em SP.

Segundo a Saúde de SP, todos os pacientes estão com boa evolução do quadro e são acompanhados pelas vigilâncias epidemiológicas dos seus respectivos municípios, com o apoio do Estado.

A secretaria já trata como surto da doença, e disse que a prevalência é de transmissão em relações íntimas e sexuais.

“O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família da varíola e é importante salientar que o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”.

Onde estão os casos em SP

Do total de 741 casos de monkeypox, 614 estão concentrados na capital paulista. Os demais estão distribuídos em 41 cidades:

614 em São Paulo.

15 em São Bernardo do Campo.

Cidades com 10 casos: Itapevi e Santo André.

Cidades com 8 casos: Guarulhos e Osasco.

7 em Campinas.

6 em Diadema.

Cidades com 5 casos: Barueri e Ribeirão Preto.

Cidades com 4 casos: Itapecerica da Serra e São Caetano do Sul.

Cidades com 3 casos: Cajamar, Cotia e Embu das Artes.

Cidades com 2 casos: Carapicuíba, Indaiatuba, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Mogi das Cruzes, São Carlos, São José dos Campos, Sertãozinho e Taboão da Serra.

Cidades com 1 caso: Araras, Bady Bassit, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itanhaém, Itararé, Jacareí, Jandira, Mauá, Paulínia, Praia Grande, Santa Bárbara D’Oeste, Santos, Sorocaba, Suzano, Várzea Paulista e Vinhedo.

Fonte: G1