Prefeitura promove entre 1 e 6 de agosto a 11ª Semana do Bebê

Entre os dias 01 a 06 de agosto, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e o Comitê Municipal do Programa SP pela Primeiríssima Infância (SPPI) realizam a 11ª edição da Semana do Bebê, uma das principais estratégias da Prefeitura de Campo Limpo Paulista para assegurar a atenção adequada às crianças de até três anos de idade, com o objetivo de tornar o direito à sobrevivência e desenvolvimento infantil uma prioridade. Isso será abordado dentro da programação, com diversos assuntos relacionados ao desenvolvimento dos bebês. 

As atividades da 11ª edição acontecerão ao longo de toda semana, e a abertura regional do evento acontece em Jundiaí na segunda-feira (1), às 19h, no teatro Polytheama. Neste dia, os nove municípios que compõem a regional e seus respectivos gestores, membros dos comitês e demais profissionais, incluindo a equipe de Campo Limpo Paulista estarão presentes. Além da abertura, também haverá uma palestra com um convidado, o renomado pediatra Dr. Daniel Becker, que abordará sobre os cuidados com a infância.

Michele Gutierres Ignacio, além de psicóloga escolar, é articuladora do Comitê Municipal das Políticas Integradas pela Primeira Infância no município. “Ações intersetoriais como essas, promovidas pela Semana do Bebê, com o apoio da prefeitura, das secretarias e gestores, mostram que Campo Limpo Paulista está no caminho certo para o fortalecimento de políticas públicas para a Primeira Infância”, comenta a psicóloga. 

A programação

Na terça-feira (2), haverá a abertura municipal em uma live no youtube, falando sobre introdução alimentar para bebês.

Presencialmente, no mesmo dia, haverá um evento de formação na educação para as professoras das creches e educação Infantil da rede municipal de ensino.

Já na quarta-feira (3) ,às 9h, no Complexo Esportivo, ocorrerá uma aula presencial aberta ao público focada no condicionamento para gestantes com a prática de esportes na sala multiesportiva. Nas redes sociais da Prefeitura, terá um carrossel informativo com a participação de membros do Comitê Municipal da Primeira Infância.

Na quinta-feira (4), às 7h e 17h, a equipe da Gestão de Esportes fará caminhadas orientadas abertas ao público para as mães e os bebês na pista de caminhada do Complexo Esportivo. Já para as crianças, mães e gestantes que são usuárias do CRAS Leste, UBS Botujuru e Programa Criança Feliz, às 9h no dia 04, de forma presencial, haverá uma contação de histórias para as crianças e, para as gestantes terá uma roda de conversa super especial.

Na sexta-feira (5), às 11h, haverá uma formação para as monitoras da Creche Jardim América com o tema “Ser solidárias com nossos sentimentos e com os sentimentos das crianças”. No mesmo dia, às 13h30, ocorrerá uma capacitação para os enfermeiros de todas as UBS da cidade com membros do Comitê Municipal da Primeira Infância na sala multiesportiva do complexo esportivo.

Encerramento no mutirão

Durante a semana, os alunos das Creches e das EMEIs da rede municipal de ensino participarão de atividades internas propostas pelas equipes das unidades escolares.

Ao longo da semana o Esporte em parceria com a academia Acquacel promoverão vivências aquáticas para mamães e bebês

O último dia da Semana do Bebê no sábado (6) será em conjunto com o Mutirão no Jardim Europa com a realização das atividades previstas e com a Escuta de crianças com o Comitê Municipal da Primeira Infância. O mutirão do Jardim Europa será na rua Espanha – próximo a E.E. Victor Geraldo Simonsen.