Líderes comunitários da Serra do Japi receberão aviso no celular em caso de incêndios florestais

O Dia de Proteção às Florestas, é celebrado neste dia 17, data que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação destes locais que são lares de inúmeras espécies de animais e plantas, o Projeto Olhos da Serra apresenta os resultados da primeira fase de suas atividades, que visam a proteção da Serra do Japi.

O projeto é estruturado para levantar dados por meio de parcerias e ter acompanhamento e validação constante tanto dos parceiros quanto da participação popular. São cartilhas, webséries, formação de líderes comunitários e mapeamentos que vão validar todo movimento do Projeto em prol da área de preservação.

Raquel Melillo, gerente técnica do Projeto Olhos da Serra, reforça que as opções metodológicas e alguns resultados já são possíveis de serem mensurados. “Um deles é o ITA, Índice de Transformação Antrópica, que adotamos para identificar áreas com maior ou menor impacto no território que deveria ser área de conservação. E ainda há muitas conquistas importantes a caminho, como o lançamento do Suindara – Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento”.

Uma das estratégias do Olhos da Serra é justamente contribuir para o combate ao desmatamento e queimadas não programadas no bioma. “Estamos desenvolvendo junto ao Instituto Cerrados um plano operativo para a comunidade da Serra do Japi, sendo o Suindara – Sistema de Alerta de Queimadas e Desmatamento, desenvolvido pelo Instituto Cerrados, sistema de monitoramento que emitirá um alerta para o celular dos líderes comunitários em caso de incêndio, uma das nossas conquistas.  É uma entre tantas ferramentas de trabalho necessárias para chegarmos até a nossa tão sonhada brigada de incêndio. Mas é importante lembrar que só se cria uma brigada de incêndio com total engajamento das pessoas, muito treinamento, conscientização e integração junto ao poder público”, conta Eliana Schiozer, vice-presidente da Associação dos Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara).