Professores de universidades nos EUA, Cuba e Reino Unido e Brasil visitam a Serra do Japi

A Fundação Serra do Japi recebeu, na última semana, a visita de professores da Unicamp e de universidades internacionais. A equipe de estudiosos foi recebida pela superintendente da Fundação, Vânia Plaza Nunes, e participaram de uma trilha pela Serra.

A visita técnica contou com a presença do Prof. Antonio Ioris, da Universidade de Cardiff, do Reino Unido; Profa Nereyda Padilla, da Universidad de Cienfuegos, de Cuba; Profa Tereza Gomez, e Prof Steven Petersen, da Universidade de Utah, dos Estados Unidos; Profa Regina Célia de Oliveira e Salvador Carpi Junior, do Instituto de geociências da Unicamp e alunos do curso de pós-graduação em Geografia, da Unicamp.

“Foi um encontro muito interessante para todos os participantes e que nos mostrou que toda a dificuldade e problemática que enfrentamos para manter a área da serra preservada, monitoramento de presença e de atividades não adequadas são importantes. Esses quase 40 anos de preservação produziram importantes resultados. O interesse de estudiosos e pesquisadores de outros países mostram que a Serra tem grande potencial para gerar conhecimento científico”, afirma Vânia.

Na próxima quinta-feira (14), parte do grupo retornará à Serra do Japi. “Eles estudam ampliar e trazer outras atividades e grupos de pesquisadores e estudantes para conhecer nosso patrimônio natural”, comenta a superintendente da Fundação Serra do Japi.