Feira do Desapego e Troca faz sucesso entre os servidores em Jundiaí

Nesta terça-feira (28), acontece Feira do Desapego e Troca promovida pela Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), na sala Multiuso do Paço Municipal. Realizada anualmente desde 2017, integrando o Programa Servidor Consciente, é uma oportunidade para reflexão sobre a importância de não se apegar aos bens materiais, cultivar valores sustentáveis e incentivar o consumo consciente.

A retomada depois do período da pandemia de COVID-19 foi prestigiada por servidores que abraçam a ideia e aguardavam ansiosamente, já que em 2020 e 2021 a feira não foi realizada. A dinâmica permite que os servidores doem objetos que não estão sendo usados e, ao invés do descarte, estes possam ser trocados por outro do seu interesse.

Ao todo foram desapegados 410 itens, como acessórios de moda e utilidades em geral, entre outros, em bom estado de uso e conservação

“Aquilo que não te serve pode ser útil ao outro. Percebemos o quanto as pessoas estão aderindo, pois é uma troca muito prazerosa”, afirma Rosemary Simionato, gestora adjunta da UGAGP. No período entre 06 a 27 de junho, os objetos para troca foram entregues na Divisão de Serviço Social e no ato o servidor recebeu um ticket (vale) para trocá-lo durante a Feira do Desapego e Troca, por um outro objeto. Após o término da feira, os objetos restantes que não foram trocados serão doados ao SOS.

“Escolhi uma marmitinha para meu filho levar o lanche na escola e estou vendo outros objetos interessantes também, pois tenho sete vales para trocar. É a primeira vez que participo e estou achando incrível. A gente adora uma feirinha. Quem não?”, comentou entusiasmada a assistente de administração Fernanda Gabriela Canale.

Ao todo foram desapegados 410 itens, incluindo acessórios de moda, como bonés, óculos, lenços, cintos, bolsas, bijuterias, peças para decoração e utilidades em geral, como copos, canecas, pratos, quadros, vasos, porta-objetos, almofadas, livros (literatura em geral) e DVDs (originais), entre outros, em bom estado de uso e conservação.

A assessora da Ouvidoria, Eliana Maria Dionizio, levou cerca de 30 tickets para troca. “Além de uma garrafa para água, linda e maravilhosa, estou escolhendo acessórios e bijuterias. A feira é uma excelente ideia porque nos permite colaborar de forma sustentável, com o reaproveitamento daquilo que muitas vezes estava esquecido num canto. Por isso sempre prestigio”, ressaltou.