Defesa Civil intensifica ações referentes à Operação Estiagem 2022

No último sábado (25) a Defesa Civil de Jundiaí, em parceria com o 19° Grupamento de Bombeiros, Divisão Florestal da Guarda Municipal e Unidade de Gestão de Meio Ambiente de Jundiaí, promoveu o Curso de Capacitação Operação Estiagem, realizado nas instalações da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, localizada na Fazenda Ermida, com aulas teóricas e práticas.

O curso atende a uma das metas do Programa Operação Estiagem 2022 do município de Jundiaí, e busca capacitar tecnicamente integrantes do Sistema de Defesa Civil dos Municípios e voluntários da sociedade civil para as ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação dos cenários atingidos por queimadas em vegetação.

O Curso de Capacitação Operação Estiagem 2022 aperfeiçoa os procedimentos de ação nas ocorrências comuns nesta época de estiagem, que envolvem a baixa umidade relativa do ar possibilitando conhecimentos para uma atuação rápida e de qualidade quando dos desastres (queimadas em vegetação), respeitando a peculiaridade do município de Jundiaí.

O treinamento em questão aborda temas prioritários como doutrina e legislação, elaboração de planos preventivos, abordagem sistêmica das ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a incêndios em vegetação, e também mostra o que tem sido feito nestes últimos anos a apresenta os resultados obtidos.

Registros de Incêndios:

A Defesa Civil de Jundiaí atualiza mensalmente o relatório dos registros de focos de incêndio. Em abril de 2022, foram computados 38 incêndios na zona urbana contra apenas um na região da Serra do Japi, em um total de 600m² de área queimada.

Já em maio, considerado o primeiro mês da estiagem, foram registrados 39 focos de incêndio na vegetação urbana, um foco na região da Serra do Japi e 2.300m² de área queimada ao todo.

“Temos aumentado o número de cursos e de ações preventivas como vistorias a locais com maior incidência de queimadas, assim como notificações e comunicação com os donos dos imóveis nestas regiões. Também orientamos em relação à limpeza dos terrenos e outras ações que diminuem o número de incêndios na cidade”, comenta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Foto geral de todos os participantes do curso da Defesa Civil do último sábado (25)
Todos os participantes do curso da Defesa Civil do último sábado (25)

Próximo Curso:

Para os interessados em realizar o curso, a Defesa Civil de Jundiaí conta com inscrições abertas para o dia 30 de junho (quinta-feira), às 8h também na Fazenda Ermida (Av. Antônio Pincinato, nº 7200), fechando os quatro cursos programados para 2022. A inscrição ao Curso de Capacitação Operação Estiagem pode ser realizada através deste link.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela Defesa Civil de Jundiaí poderão ser obtidas no site da Defesa Civil ou pelo e-mail defesacivil@jundiai.sp.gov.br.