Distrito Turístico é apresentado a Conselhos de Meio Ambiente, Turismo e Planejamento

Uma das premissas na criação do Distrito Turístico Serra Azul é a transparência. Pensando nisso, o Conselho Gestor e o Comitê de Comunicação e Relações Institucionais propuseram um encontro técnico com os Conselhos de Meio Ambiente, Turismo e Planejamento das cidades de Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo, além de empresários do setor privado interessados em trazer investimentos ao Distrito.

Sendo conduzido pelo presidente do Conselho Gestor, Alain Baldacci, o encontro contou com a presença do vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, e dos prefeitos Dario Pacheco (Vinhedo) e Estanislau Steck (Louveira), além da diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí, Marcela Moro, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Alain Baldacci explicou que o conceito de Distrito Turístico já é conhecido fora do Brasil. “Temos grandes e bons exemplos pelo mundo como a Disney, Cancún e a Dubailand, nos Emirados Árabes. Precisamos que as pessoas entendam que o Distrito Serra Azul vem para atrair visitantes e turistas para o município e não para ser concorrente dos atrativos já existentes nas cidades”, disse ele. “Queremos que os empreendimentos entendam a grandeza do Distrito e só em uma reunião como esta, isso seria possível”, finalizou.

Além dos integrantes dos Conselhos Municipais, também estavam presentes vereadores, líderes religiosos, trabalhadores de atrativos turísticos, representantes do turismo rural, de agências de Turismo, de instituições de ensino, de rotas turísticas e da rede hoteleira.

Durante a apresentação foram explicados os conceitos do Distrito Turístico, que tem como objetivo reunir diversos tipos de atrações e atividades em um só lugar, com senso estético, modelos de sustentabilidade, segurança jurídica, incentivos fiscais e tributários, com formação profissional continuada e marketing integrado.

Foto dos membros do Conselho Gestor do Distrito Turístico
Cada município teve um representante do Poder Executivo, além de membros do Conselho Gestor

Marcela Moro, que representou o prefeito Luiz Fernando, falou sobre geração de emprego e renda. “O Distrito Turístico é de todos nós e tem como objetivo trazer desenvolvimento para a nossa região. Tanto para aqueles que estão na área de 41 km², quanto aos outros empreendimentos e empresas da região, afinal, indica a possibilidade de geração de emprego e renda para as nossas cidades. Daremos especial atenção a integração das áreas e atrativos do Distrito com os demais atrativos e rotas dos municípios e o foco também está em capacitar a mão de obra local para atuar no Projeto. Entendemos que quem ganha com a criação do Distrito Turístico é a cidade, a região e todos os atrativos envolvidos”, afirmou.

Os participantes puderam entender de forma mais clara quais são os objetivos da criação do Distrito Turístico: ambiente agradável, comodidade e conforto, bom atendimento, contato com a cultura local, segurança, boas opões de hospedagem, acesso conveniente, atrações para todas as idades, sustentabilidade 360º e cuidados com o meio ambiente, além de ser reconhecido como um dos melhores destinos turísticos da América Latina.

Após a apresentação, os participantes tiveram voz ativa e realizaram questionamentos e fizeram sugestões ao Conselho Gestor.

Palavra do Executivo Municipal

Os representantes do Executivo Municipal agradeceram a presença de todos os participantes e afirmaram o compromisso para a continuidade do Distrito Turístico, que aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São com o Projeto de Lei 723/2020.

Alexandre Mustafa, representando o prefeito Marcão Marchi disse que o objetivo da reunião é alavancar a criação do Distrito. “Para muitas pessoas o Distrito ainda é tratado de forma confusa. Por isso pedimos que os Conselhos estivessem aqui hoje, para que entendam o que será esse conjunto de empreendimentos, distribuídos nos 41 quilômetros quadrados e possam, depois da explanação, levar a mensagem para outras pessoas”, afirmou.

Dario Pacheco, prefeito de Vinhedo, demonstrou alegria em participar da reunião. “Como sou da área da Saúde, as pessoas achavam que meu foco seria este. Mas não, investir em Turismo é o que vai mudar a vida das pessoas, tanto na geração de emprego e renda como no lazer. Por isso afirmou que estou feliz de estar aqui hoje”, disse.

Estanislau Steck, prefeito de Louveira, comentou sobre o desenvolvimento das cidades envolvidas. “Foi uma ótima reunião de trabalho! Destinamos uma grande parte da bacia do Córrego Santo Antônio ao Distrito Turístico e sem dúvidas teremos o desenvolvimento de uma região que já conta com bons empreendimentos. Contem com o apoio da nossa cidade!”, declarou.