Adesão da cidade em consórcio intermunicipal fortalece serviços como consultas médicas e exames e trará benefícios como desburocratização de contratações de trabalhadores da saúde e flexibilidade no uso de serviços.
A Prefeitura de Várzea Paulista aderiu ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), grupo com mais de sete anos de atuação, 847 empresas de saúde credenciadas, que vem melhorando o acesso aos serviços de saúde para mais de 1,2 milhão de pessoas em 21 municípios: Águas de São Pedro, Americana, Amparo, Arthur Nogueira, Cordeirópolis, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Ipeúna, Iracemápolis, Jaguariúna, Limeira, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Rio Claro, Santa Gertrudes, Santo Antônio da Posse, Valinhos e agora, Várzea Paulista.
Com a inovação, oficializada hoje (27), Várzea Paulista terá, de imediato, uma maior oferta de exames e consultas médicas para a população. O consórcio também deixará os processos de contratações de profissionais de saúde menos burocrático.
As outras principais vantagens para Várzea Paulista serão: flexibilidade quanto à utilização de serviços de saúde por parte dos pacientes varzinos; ampliação de ofertas assistenciais aos usuários; fluidez econômica no próprio município e maior autonomia na regulação das demandas por serviços de saúde. “Estamos vivendo tempos difíceis com a pandemia de Coronavírus, e agora com a chegada do surto de Influenza, por isso temos que trabalhar ainda mais para melhorar os serviços à população. Nossa adesão ao Cismetro é um passo inédito e histórico para a Saúde de Várzea Paulista. Sabemos que nem tudo será perfeito, mas vamos continuar trabalhando a Saúde como prioridade. Esse consórcio permitirá com que a gente consiga ofertar serviços melhores até concretizarmos a construção do nosso novo hospital”, disse o prefeito Professor Rodolfo.
Serviços do consórcio
Os serviços contemplados serão: exames de imagem (raio-X, por exemplo), exames laboratoriais (como o de sangue), consultas médicas, procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade e recursos humanos.
Futuramente os municípios poderão contar com a aquisição de medicamentos com custos mais baixos e maior agilidade nas compras.
Há um prazo de duração?
Por ser um consórcio intermunicipal, a legislação pertinente não define um prazo limite para a utilização dos serviços. Assim, Várzea Paulista adotou a vigência anual com as respectivas renovações, de acordo com os limites orçamentários previstos para cada ano. O contrato tende a se caracterizar pelo uso contínuo dos serviços.
Quem são os responsáveis pelo consórcio?
As operações na cidade terão a supervisão da Unidade Gestora Municipal de Saúde, mas os responsáveis técnicos são Elcio Ferreira Trentin, superintendente do Consórcio, e o presidente é o prefeito de Artur Nogueira, Lucas Sai Rissato.
Fonte/Foto: Prefeitura de Várzea Paulista