Guarda Ambiental flagra 15 pessoas com balão de grande porte

Mais de 15 pessoas foram detidas após serem flagradas com balão em uma mata do bairro Morro Azul, na tarde desta terça-feira (25), em Itatiba (SP).

A Guarda Ambiental recebeu uma denúncia informando que um balão de grande porte estava caindo em uma zona rural. Quando os guardas chegaram ao local, encontraram o grupo, que tentou fugir, mas acabou detido.

Segundo a Guarda Ambiental, os baloeiros esconderam o balão na mata antes de fugir. No total, 18 pessoas foram detidas e levadas para a delegacia de Itatiba, onde prestaram depoimento.

Para a guarda, os suspeitos falaram que são da capital, viram o balão cair e estavam tentando pegar. De acordo com a Polícia Civil, muitos já têm passagens na polícia pelo mesmo crime.

Nas redes sociais, em grupos de baloeiros, foram publicadas fotos que mostram o balão aberto, sendo solto.

Na semana passada, a Guarda Ambiental apreendeu outro balão no bairro Moenda. Uma pessoa foi detida.

Conforme o Artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais, de fevereiro de 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões é crime. O objetivo é evitar incêndios em vegetações, florestas e em áreas urbanas. A pena pode chegar a três anos de prisão.

Ainda conforme a polícia, como pegar o balão não caracteriza o crime, os 18 suspeitos serão ouvidos, vão assinar um termo circunstanciado e vão responder em liberdade por desobediência. O balão foi apreendido.

Fonte: G1