Segunda edição do mutirão de castração acontece em fevereiro

Serão chamadas as pessoas que já fizeram a inscrição ano passado

Em 2021 a Prefeitura atendeu à uma antiga solicitação dos moradores da cidade, ao voltar com o serviço de castração gratuita para quem deseja castrar o seu animal de estimação. Após a criação de um departamento de Bem Estar Animal, em outubro do ano passado, já aconteceu a primeira edição do programa, que castrou um total de 450 animais, entre cães e gatos.

A segunda edição já tem data marcada para acontecer e será nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro também  no Centro Esportivo Municipal. É importante ressaltar que, esta edição do mutirão está voltada para aquelas pessoas que ficaram na lista de espera. Existe uma grande demanda no município já que o projeto não aconteceu nos últimos oito anos. “Mas a população pode ficar tranquila que novas inscrições serão abertas ao longo deste ano e a nossa expectativa é castrar, nesta etapa, cerca de 400 bichinhos de estimação”, diz Viviane do Valle – Coordenadora de Meio Ambiente do município. 

O proprietário do animal receberá um telefonema ou um WhatsApp de confirmação com o dia e horário que deverá levar seu animal, além de orientações que deverão ser seguidas para o sucesso da operação. Esse contato da Prefeitura com a população já começa a partir da próxima semana. Além disso, a equipe também já coloca, em todos os animais castrados, um microchip.

A equipe de Bem Estar Animal pede que cada participante do evento leve um litro de leite, que será destinado para a Secretaria de Desenvolvimento Social. Vale lemb rar que a máscara de proteção é item obrigatório durante toda a permanência das pessoas no local da castração. 

Castramóvel

O castramóvel é um caminhão adaptado para a castração de cães e gatos, funcionando com um hospital volante. Ele será estacionado no Fubazão, onde os animais ficarão aguardando dentro do ginásio, em espaço previamente adaptado. O processo, da chegada até a liberação do animal, leva cerca de 1 hora. “Pedimos que não haja atraso, que a pessoa não falte, para podermos contemplar o maior número possível de animais”, alerta Viviane.

A coordenadora diz que o pós-operatório terá parceria com a rede particular, através da equipe do Castramóvel, garantindo assim uma ação efetiva na saúde de cada animal castrado. “É uma grande corrente com a população, protetores e veterinários para darmos qualidade de vida aos animais de nossa cidade”.


Fonte/Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista