Jundiaí abre nova Unidade Sentinela e semana bate novo recorde de atendimentos: 9,4 mil pessoas

A partir desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Jundiaí passa a contar com mais um ponto de atendimento exclusivo para casos de sintomas gripais na cidade. A antiga Unidade Básica de Saúde Vila Marlene passa a ser atendimento exclusivo para crianças com sintomas gripais. Já a antiga Creche do Idoso, localizada na Vila Hortolândia, altera o fluxo de infantil para somente adulto com sintomas gripais, complementando o atendimento já realizado no Pronto Atendimento Coronavírus, montado no espaço da Policlínica Hortolândia. Na comparação com a semana anterior (3 a 9), entre os dias 10 a 16 de janeiro, Jundiaí registrou 9.446 atendimentos entre todos os serviços exclusivos para o atendimento à COVID-19 e à influenza, o que resulta em um aumento de 11% em apenas sete dias.

“Jundiaí segue com o Plano de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, com as análises dos cenários e adotando medidas de maneira preventiva. Na semana passada ampliamos os leitos exclusivos para as doenças respiratórias e agora ampliamos o atendimento inicial à população, mas é essencial que todos mantenham as medidas preventivas como o uso de máscara e a higienização frequente das mãos, além de buscar pela vacinação. Somente desta forma será possível conter o número de casos graves nessa nova onda”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), além do número de atendimentos recorde (9.446 atendimentos de síndrome gripal), a positividade para COVID-19 também crescendo, registrando a casa de 40%. “A onda ainda está em avanço. Como essa variante é mais transmissível e temos perto de 90 mil pessoas com 18 anos ou mais com alguma das doses em atraso, as medidas de prevenção precisam ser intensificadas”, alerta o gestor, lembrando das necessidades de proteção para evitar o acometimento das pessoas mais vulneráveis. “Quanto mais o vírus circula, mais chances de acometer pessoas com saúde frágil, que podem necessitar de leitos hospitalares.”

Atendimento

UPA Vetor Oeste – Adulto e Pediátrico 24h
Endereço: Av. Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 1540 – Parque Residencial Jundiaí
Horário: diariamente,  24h

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (antiga Creche do Idoso) – Adulto 12h (segunda a domingo, das 7h às 19h, com entrada até 18h)
Endereço: Av. Alexandre Ludke, 780, Cidade Administrativa

Pronto Atendimento Coronavírus Hortolândia (Políclinica Hortolândia) – Adulto 24h
Endereço: Av. Pref. José de Castro Marcondes, 510 – Vila Hortolândia

Pronto Atendimento Retiro – Adulto e Pediátrico (segunda a domingo, das 7h às 22h, com entrada até 21h)
Rua Maria Lucia de Almeida, 100, Retiro

Unidade Sentinela – Vila Marlene – Infantil 12h (segunda a domingo, das 7h às 19h, com entrada até 18h)
Rua Balbina Miguel Casoni, 275 – Engordadouro (antiga UBS Vila Marlene)

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ