Vacinação simbólica contra a Covid-19 abre campanha de imunização em Jundiaí

Felicidade e alívio, essas são as palavras de Luciana Caetano, moradora na região do Jardim do Lago, que teve o filho Miguel Caetano de 9 anos vacinado com a primeira dose contra Covid-19, nesta sexta-feira (14), na Nova UBS Jardim do Lago. Ele foi uma das 10 crianças com comorbidades a receber a aplicação da dose Pfizer a chegar em Jundiaí, Cidade das Crianças, nesta tarde. A cidade foi selecionada pelo Governo do Estado para ser a primeira, do interior, a iniciar simbolicamente, a campanha de vacinação em crianças.

A aplicação prossegue na próxima semana, em Unidades Básicas de Saúde (UBS) a partir de agendamento que será liberado, na segunda-feira (17), a partir das 10h, no site da Prefeitura de Jundiaí.

“Passamos um grande sufoco. Ficamos esse período todo tenso. Uma verdadeira paranoia. Agora estamos aliviados. Poderemos ter mais tranquilidade para as atividades”, comenta a mãe, lembrando que o filho passa por acompanhamento especializado em decorrência de problemas respiratórios e de tireoide. A dose foi recebida na Nova UBS Jardim do Lago.

“A aplicação das vacinas contra a Covid-19 tem garantido o avanço contra a doença e reduzido a mortalidade nesta nova onda de contágio. Garantir a proteção para as crianças é mais uma etapa a ser vencida neste enfrentamento de quase dois anos. Jundiaí, sendo Cidade das Crianças, está preparada para realizar a aplicação das doses específicas que serão encaminhadas para os pequenos”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Caixa com doses da vacina infantil contra a Covid-19. Foto: (RS NOTÍCIAS)

“Jundiaí, que tem as políticas públicas direcionadas para a infância, é integrante da Rede Latino – Americana – Cidade das Crianças e Urban95, passa a ser uma das primeiras cidades paulistas a iniciar a aplicação das doses de vacinas contra Covid-19 para este público, que representa o futuro”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) Marcelo Peroni.

De acordo com a a gestora-adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Dayane Martins, Jundiaí conta com 35 mil crianças entre 5 a 11 anos. Nesta primeira fase serão disponibilizadas vagas para crianças entre 9 a 11 anos, com comorbidades ou deficiências permanentes, que podem ser consultadas no site da Prefeitura, na página Coronavírus.

Agendamento

A vacinação para as crianças de 9 a 11 anos será realizada na Nova UBS Jardim do Lago, Nova UBS Jundiaí Mirim, UBS Fazenda Grande e UBS Rio Branco. Em todos os locais, a aplicação será das 13h às 16h de segunda-feira (17) até sexta-feira (21), conforme horário agendado.

Já no sábado (22), a vacinação será nas unidades Nova UBS Jundiaí Mirim, Nova UBS Jardim do Lago, UBS Novo Horizonte e UBS Hortolândia (antigo posto de atendimento da Unimed), das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30.

Para receber a aplicação será necessário realizar o agendamento no site da Prefeitura de Jundiaí, e no dia da vacinação apresentar a carteira de vacinação e o CPF da crianças além de documentação que comprove a comorbidade, que pode ser exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

Bruno Vertuan também recebeu a aplicação da dose contra Covid-19, na Nova UBS Jardim do Lago.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí