Prefeito se reúne com Conselho e representantes da Pessoa com Deficiência

Membros do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e representantes da sociedade civil voltada a esse segmento, acompanhados por assessores do NAPP (Núcleo de Articulação de Políticas Públicas), realizaram uma reunião com o prefeito Luiz Fernando Machado na manhã desta terça-feira (11). O objetivo foi discutir o avanço de políticas públicas para a pessoa com deficiência em Jundiaí.

Foram abordados diferentes assuntos, como o já implantado sistema de mapeamento das pessoas com deficiência na cidade, desenvolvido pela Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), a partir de dados das Unidades de Gestão, e a implantação – já em fase de testes – de um aplicativo para o transporte da pessoa com deficiência, além da regulamentação de um programa de empregabilidade, uma rota de acessibilidade entre o Terminal Central, o Instituto Luiz Braille e o Bolão e a implantação de ferramentas de acessibilidade em canais de comunicação da Prefeitura de Jundiaí.

“Uma sociedade não avança sem investimentos em acessibilidade, e é nosso dever, enquanto poder público, ouvir as demandas de quem vive, todos os dias, alguns obstáculos para sua própria locomoção e comunicação”, explica o prefeito Luiz Fernando. “Desde que assumimos a administração da cidade, em 2017, temos dado total atenção a essas pautas e conversado com lideranças e pessoas com deficiência. Ninguém melhor do que elas para nos dizer o que precisa ser feito.”

O gestor da Casal Civil, Gustavo Maryssael, esteve presente à reunião e lembrou o importante papel desenvolvido pelos conselhos municipais e pelo NAPP. “São importantes pontes para entendermos as necessidades dos mais diferentes grupos sociais, com novas e relevantes pautas para discussão”, diz. “Governamos sempre baseado no diálogo, sempre de forma transversal.”

Também estiveram na reunião os vereadores Douglas Medeiros e Adilson Roberto Pereira Junior, o presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Filipi Lima, a vice-presidente do Conselho, Dalva Jesus Monteiro, o assessor da Pessoa com Deficiência, Marco Antônio dos Santos, o assessor de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida, além de Ivanilde Oliveira de Jesus, que faz parte do Conselho da Pessoa com Deficiência, e Terezinha de Jesus.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ