Morre o jundiaiense Hélio Maffia, um dos maiores nomes da preparação física brasileira

Preparador físico reconhecido nacional e internacionalmente, Hélio Maffia morreu na madrugada desta sexta-feira (24), em Jundiaí, aos 89 anos. De acordo com os médicos que atenderam Maffia, o falecimento deste grande nome do esporte brasileiro se deu por causas naturais. 

Hélio Maffia nasceu em Jundiaí em 21 de julho de 1932. Foi decisivo para a implantação da preparação físoica em grande clubes do futebol brasileiro, tendo trabalhado em gigantes como Corinthians, Palmeiras e São Paulo. Passou também pelo Guarani.

Atuou, antes de deixar o esporte, como supervisor de Futebol do Palmeiras. Também jogou pelo Paulista de Jundiaí na década de 1960.

Foi um dos maiores parceiros de Osvaldo Brandão, com quem trabalhou no Palmeiras e Seleção Brasileira. Também fez parte de comissões técnicas comandadas por Mário Travaglini.

Maffia treinou o Corinthians em 19 oportunidades segundo o Almanaque do Corinthians de Celso Unzelte, entre 1984 e 1985. Obteve sete vitórias, nove empates e perdeu apenas três vezes.

Dirigiu também o Palmeiras em seis jogos em cinco anos diferentes. Segundo o Almanaque do Palmeiras, de Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti, conquistou duas vitórias, um empate e perdeu três vezes.

Fonte: Terceiro Tempo; Foto: Divulgação/Facebook