Vacinação em ‘Dia V’ movimenta postos em Jundiaí

 

Neste sábado (18), 2,9 mil pessoas passaram pelos dois postos de vacinação contra Covid-19  montados em Jundiaí para o atendimento do Dia V. Com oferta de todas as doses e imunizantes aos públicos a partir dos 12 anos – conforme a determinação para cada grupo e os prazos específicos de cada imunizante -, Jundiaí alcança a marca de 349,7 mil pessoas vacinadas contra Covid-19 com duas doses ou dose única.

André Marcos Elias, 20 anos, foi tomar a segunda dose de vacina. Atrasado há quase um mês, aproveitou o sábado de folga para receber mais um registro no cartão de vacinação.  “Eu não consegui ir antes por causa do trabalho. O atendimento aqui no Parque da Uva foi muito rápido”, comemorou o projetista.

Já Ismaria Santos, 19 anos, foi acompanhada pelo pai, Juarez Silva, para receber a primeira dose de vacina contra Covid-19.  Por medo de agulha, deixou passar tanto tempo até ir buscar pela imunização. “Eu sei de todos os benefícios e da necessidade da aplicação. Foi tranquilo. Estou muito feliz e daqui 21 dias vou voltar para tomar a segunda dose”, conta a moça que é estudante de fisioterapia.

André Marcos estava com a segunda dose em atraso

De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Maria do Carmo Possidente, Jundiaí mantém a oferta de vacinação ao longo da próxima semana entre segunda a quinta-feira, nos postos: Parque da Uva, antiga UBS Jardim do Lago, UBS Tamoio e antiga UBS Novo Horizonte. Os horários e dias de funcionamento de cada local podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí, na página Calendário Vacinação Coronavírus.

“Temos bons números em vacinados, mas ainda contabilizamos muitos jovens em atraso na segunda aplicação. É essencial que essa população complete o esquema vacinal, para estar protegido das formas graves e também proteger a família e as pessoas mais vulneráveis contra a doença”, detalha a enfermeira.

Segundo dados da VE, entre os adultos, Jundiaí soma mais de 95% da população vacinada com a dose única ou duas doses contra Covid-19. Já entre os adolescentes, o percentual com as duas aplicações é superior a 70%.