Nova vacina contra gripe deve chegar entre fevereiro e março de 2022

A vacina contra a nova variante do vírus influenza H3N2, a Darwin, deve chegar ao Brasil no início de 2022. O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas para a gripe do Hemisfério Sul, já iniciou a preparação dos bancos virais para atualizar o imunizante contra essa nova variante, que vem causando surtos no país.

O Butantan produz 80 milhões de doses de vacinas contra gripe para atender o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Neste ano, o instituto recebeu um selo de qualidade da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso só reforça que o imunizante contra a gripe é seguro, tem qualidade e pode ser vendido para o mundo inteiro.

Como funciona a vacina da gripe

O diretor do Butantan explica que a vacina produzida pelo instituto é a chamada trivalente, ou seja, abriga três cepas. “A composição é sempre um vírus H1N1, um vírus B e um vírus H3N2. Ao longo do tempo, esses vírus vão sofrendo mutações e, seguindo as orientações da OMS, a gente vai atualizando” (veja mais abaixo como é feita a atualização).

As vacinas quadrivalentes, disponíveis no mercado privado, têm na composição quatro cepas. “A diferença é que a quadrivalente tem uma cepa B a mais. Na trivalente, temos só a B victoria. O Butantan vem trabalhando no desenvolvimento da vacina quadrivalente e ela deve sair nos próximos anos”, diz o diretor.

No entanto, ele alerta que a vacina trivalente, disponível no SUS, cobre muito bem o vírus influenza, pois mais de 90% dos casos de cepa B que circulam no país são da linhagem victoria. “A outra cepa tem uma relevância pequena para o próximo ano”.

Atualização das vacinas

As atualizações de cepa da Organização Mundial da Saúde ocorrem duas vezes por ano:

  • Em fevereiro, com recomendações para o Hemisfério Norte
  • Em setembro, com recomendações para o Hemisfério Sul (onde está o Brasil)

“A OMS junta os dados e avalia o que aconteceu no inverno do Hemisfério Sul. Geralmente, os casos de gripe aumentam entre final de abril e maio até julho e agosto. Esses dados da OMS vão embasar a composição da próxima recomendação, que ocorre em setembro”, explica Ricardo das Neves. O mesmo processo ocorre para o Hemisfério Norte, mas em fevereiro.

Entre as recomendações da OMS para o próximo ano está a linhagem Darwin. Ricardo explica que o Butantan ainda está produzindo o imunizante contra a nova variante.

Fonte: G1