Jundiaí conquista nota B por reduzir emissão dos gases de efeito estufa

Jundiaí conquistou a nota B no Sistema Unificado CDP-ICLEI, plataforma que registra dados de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em nível subnacional. A pontuação B identifica que o município apresentou o Inventário de Efeito Estufa, trabalho realizado em parceria com a Siemens, e que a cidade desenvolve e implementa uma série de ações visando minimizar os impactos atuais e até os potenciais decorrentes das mudanças climáticas.

O relatório tem como objetivo medir e reportar dados ambientais para a elaboração de planos de redução e adaptação climáticas nas cidades. “A proteção das áreas ambientalmente sensíveis é valor inquestionável na cidade e a Prefeitura inclui a redução da emissão de poluentes e de gases estufa nas suas iniciativas de planejamento a longo prazo. Crescimento econômico por si só não basta. O planejamento do futuro de uma cidade deve ser de modo sustentável e inteligente, colocando as pessoas em primeiro lugar”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O ICLEI (Local Governments for Sustainability) é uma rede global que conecta mais de 1.750 governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano e sustentável. Ativo em mais de 100 países, a rede impulsiona a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono, baseado na natureza, equitativo, resiliente e circular.

O ciclo de reporte teve início em abril de 2021. A cidade evoluiu no relatório que teve início em 2016, na ocasião, não houve pontuação, assim como em 2017. Em 2018, 2019 e 2020 a cidade conquistou a pontuação C e, agora em 2021, evoluiu para o B.

“O processo de reporte é uma ferramenta fundamental que nos auxilia a avaliar e monitorar os resultados de nossas ações, bem como a planejar e direcionar recursos e esforços frente às mudanças climáticas. A pontuação B, alcançada em 2021, nos mostra que estamos no caminho certo, apesar de ainda precisarmos avançar nas ações de mitigação. O CDP e o ICLEI são órgãos internacionais com grande referência e conhecimento em mudanças climáticas e atingir uma boa pontuação é importante para a cidade”, afirmou o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner Paiva.

Dentre as ações desenvolvidas pela gestão municipal, que levaram Jundiaí à nova pontuação estão o Pagamento por Serviços Ambientais e Programa Nascentes, o aumento da área verde e plantios, obras de prevenção às enchentes, Plano da Mata Atlântica em andamento e Projeto de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí em fase de licitação.

Além disso, em uma parceria com a empresa NB capital, estão sendo instalados duas unidades de equipamentos Clarity de medição de poluentes, uma no Terminal Central e outra na EMEB Nilse Moraes Leite, no Parque Residencial Almerinda Chaves.  Os equipamentos permanecerão instalados durante 60 dias nestes locais e depois serão deslocados para outros dois pontos por um período de mais 60 dias. O objetivo da parceria é o de testar o equipamento e o de avaliar a possibilidade de ampliar, permanentemente, o monitoramento  da qualidade do ar no Município.

Conquistar a nova pontuação é uma demonstração de que Jundiaí está em consonância com as discussões realizadas na 26ª Conferência das Nações Unidas Sobre o Clima (COP26)  quanto ao papel das cidades e regiões: “Cientistas têm apontado há décadas os impactos da crise climática e hoje nós estamos vendo isso claramente. Devemos assumir compromissos para a política pública ambiental e o Inventário de Efeito Estufa é um dos exemplos de ações realizadas”, contou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

CDP (Disclosure Insight Action) é uma instituição sem fins lucrativos, que administra o sistema de divulgação global para que investidores, empresas, cidades, estados e regiões gerenciem seus impactos ambientais.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ