Hospital São Vicente completa 119 anos neste mês

Dentre tantas datas para celebrar no mês de dezembro, a mais especial para o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) é o aniversário da instituição, comemorado no dia 20. Desde sua criação, há 119 anos, a instituição já passou por diversas mudanças. Já foi casa para as irmãs franciscanas, que assumiram a direção da instituição quando a unidade hospitalar foi inaugurada e já registrou o nascimento de uma infinidade de jundiaienses enquanto ainda contava com a única maternidade da cidade.

Com o objetivo de homenagear a rica história de contribuição que o HSV possui com a sociedade e o município de Jundiaí, uma exposição com fotos foi organizada pelo Time de Humanização no mural “Árvore da Vida”, localizado próximo ao setor de quimioterapia. Cada uma das imagens é descrita com o ano em que foi registrada, deixando nítido como o prédio mudou ao longo do tempo. “A intenção do grupo é parabenizar o HSV ao preservar suas raízes. A história de um lugar é uma construção que traz em si as marcas dos sujeitos que dela fazem parte, tanto os seus fundadores, quanto os que aqui trabalham”, explica a presidente do time, Viviane Rasera.

Dando continuidade às comemorações, no dia 16, a instituição realiza o evento “#JuntoseConectados com o Futuro”. Na ocasião, serão relembradas as conquistas de 2021 e apresentadas as ações do Planejamento Estratégico de 2022. Voltado para líderes e gestores, a reunião acontece no anfiteatro da Universidade Paulista (UNIP). “Diante de um ano tão desafiador como 2021, é fundamental que as boas ações e vitórias sejam evidenciadas. Todos trabalharam com muito empenho, enfrentaram as adversidades e salvaram inúmeras vidas. O paciente está sempre no centro do cuidado e nossos profissionais merecem todo o reconhecimento. Para o próximo ano, buscamos investir em soluções e iniciativas tecnológicas, transformar o São Vicente em um hospital de referência digital e equipará-lo, em mais um quesito, aos grandes centros de saúde do país”, conta o superintendente do HSV, Matheus Gomes.

Para concluir a semana especial, a instituição realiza no dia 17, a missa em homenagem ao aniversário da entidade. A cerimônia, que terá início às 9h30, será celebrada na capela do hospital pelo Bispo Dom Vicente Costa. A missa é uma tradição dentro do hospital, que foi idealizado e construído pela comunidade católica, sendo uma ação indispensável em todos os grandes eventos organizados pela unidade.

Ainda durante o mês de dezembro, o hospital irá implantar o mural do reconhecimento, a fim de homenagear os colaboradores, realizará o sorteio de presentes com a participação do Papai Noel e contará com cardápio especial de fim de ano no refeitório.

Fonte/Foto: HSVP