Maior Escola Inovadora é entregue à população no dia do aniversário de Jundiaí

 

Em comemoração aos 365 anos, Jundiaí ganhou de presente a maior unidade da Escola Inovadora da cidade, a EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas, que foi entregue pelo prefeito Luiz Fernando Machado, na manhã desta terça-feira (14).

São 4,7 mil metros quadrados, que abrigam três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 amplas salas de aula, quadra coberta, elevador e acessibilidade em todas as dependências. A escola é também a primeira com dispositivos sustentáveis como energia fotovoltaica, reuso da água de chuva para a limpeza de áreas externas e aquecimento solar. O investimento realizado foi de R$ 12 milhões.

 

Luiz Fernando: “se hoje podemos dizer que somos uma Cidade das Crianças é porque nossa gestão acredita na Educação”

“O Programa Escola Inovadora tem promovido não apenas uma transformação nos espaços físicos das nossas escolas, mas também trazendo importantes reforços na educação de nossos alunos. Estamos olhando para o futuro, para a base de nossa sociedade, e se hoje podemos dizer que somos uma Cidade das Crianças é porque nossa gestão acredita na Educação e nas oportunidades que ela traz”, declara Luiz Fernando. “A entrega da EMEB Candelário é um sonho realizado, a concretização de um trabalho iniciado pelo apontamento das próprias crianças e dos funcionários que perceberam a necessidade de demolir a antiga escola, muito deteriorada, para a construção de uma nova, mais moderna, que nossa população merece.”

A tecnologia presente na unidade escolar é outro diferencial. Catracas eletrônicas, com reconhecimento facial, tomam o lugar da tradicional chamada realizada pelos educadores. A marcação de presença será por meio de tecnologia.

Evento contou com a presença de autoridades, professores, alunos e também com a comunidade

A escola possui um espaço maker que reúne diversos equipamentos, como  bancadas com ferramentas manuais, máquina de corte a laser, plotter de vinil e impressoras 3D, provenientes de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Educação e a empresa Amado Maker, que também oferecerá doação de material didático e metodologia maker com formação dos educadores que trabalharão com os alunos em sala de aula. A doação dos bens e capacitações teve apoio da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças. A robótica também estará presente com ações para crianças a partir da Educação Infantil II. Também haverá wi-fi gratuito em toda a escola.

“No aniversário de Jundiaí, a cidade ganha uma escola modelo, literalmente uma Escola Inovadora!”, observa o vice-prefeito, Gustavo Martinelli. “A Joaquim Candelário de Freitas foi pensada junto aos alunos, familiares e educadores. O pedido por iniciativas sustentáveis foi atendido. Quando fui presidente da Câmara Municipal, aprovamos os recursos para sua construção e, com muita alegria, podemos entregar uma escola moderna e completa para nossas crianças.”

Em uma concepção de ensino pluricultural do Programa Escola Inovadora, além das 2 horas de aula de Língua Inglesa que a rede municipal já oferece, a EMEB Candelário contará com o Programa Bilíngue, a partir de 2022. A passará a ter mais 3 horas, somando 5 horas semanais de imersão completa na  língua inglesa.

“O programa Escola Inovadora possui três eixos: a melhora da ambiência, a capacitação contínua de nossos educadores e a qualidade do ensino”, explica a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques. “Com uma gestão municipal que acredita no potencial transformador da Educação, tudo isso é possível, o que nos deixa muito satisfeitos por mais uma conquista para a população.”

O projeto da nova escola foi estruturado com base nos pedidos e solicitações dos próprios alunos e professores, por meio de escuta ativa com o Conselho de Alunos da escola, que foi responsável por comunicar o desejo de todos.

Ligia e sua filha, a Alice; “hoje é um dia de felicidade por estarmos aqui e ver essa escola pronta. Ficou linda”, disse a mãe

Uma das crianças que não vê a hora de começar a estudar nas dependências da nova Candelário de Freitas é a Alice, de 9 anos. “Eu adoro estar na escola, com meus amigos e professores, e gosto muito de português e matemática”, conta ela, ao lado da mãe, a Lígia Fonseca. “Hoje é um dia de felicidade por estarmos aqui e ver essa escola pronta. Ficou linda”, disse a mãe.

Participaram do evento de inauguração da EMEB Joaquim Candelário de Freitas a diretora da escola, Luciana Cristina da Silva, o presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, além de outros vereadores, gestores e técnicos da Prefeitura de Jundiaí. Durante a entrega, Joaquim Candelário de Freitas e outras pessoas com ligação com a escola foram homenageados por meio de seus familiares, além de alunos que passaram pela instituição e que hoje ainda estudam lá.

Mais Escola Inovadora
Somente em 2021, foram entregues a ambiência escolar das EMEBs: Wilma Nalin Fávaro (Santa Gertrudes), Reynaldo Montalvão Basile (Tarumã), Amélia Lima Lopes (Vila Esperança), Mercedes Basile (Santa Gertrudes), Judith de Almeida Curado Arruda (Cidade Nova). Estão em obras as EMEBS Prof. Anézio de Oliveira (Vila Marlene), Abigahil Alves Feu Borim (Eloy Chaves), Brigida Gatto Rodrigues. São mais de R$ 16 milhões de investimentos em educação.