Jundiaí intensifica Plano Pós-COVID-19 e amplia exames de imagem em 174%

Com a identificação da queda sustentada no número de casos graves de COVID-19 na cidade, a Prefeitura de Jundiaí desencadeou o Plano Pós-COVID-19 de atendimento em Saúde. Desde agosto, de maneira estruturada e gradual, são realizados atendimentos com horário ampliado para consultas e exames com foco na equalização das demandas. Somente em exames de imagem a ampliação é de 174% em relação aos anos anteriores. Já outros exames, passaram a ser realizados diretamente na Unidade Básica de Saúde, como é o caso do eletrocardiograma.

“Avançar com o atendimento em Saúde, inovando e ampliando as possibilidades, faz parte das iniciativas da gestão da Prefeitura de Jundiaí, cidade como foco em inteligência e atendimento de excelência. O Plano Pós-COVID-19 agrega todas as ferramentas já implementadas na cidade, agregando ao tradicional mutirão de exames e consultas, do Saúde em Dia”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor de UGPS, Tiago Texera, o Plano Pós-COVID-19 de Jundiaí engloba a oferta adicional de 174% nos exames de imagem como ressonância e tomografia. Como acréscimo, serão ofertados à rede quase 2 mil procedimentos de resolutividade diagnóstica. A meta da gestão é equalizar a fila de espera para esses procedimentos até fevereiro de 2022.

“Além das ofertas de exames, as consultas também são incorporadas no Plano Pós-COVID-19. As UBSs estão com atendimento ampliado, de acordo com a organização de cada serviço, seja com oferta aos sábados ou durante a semana, em horário noturno, inclusive com a oferta de exame como eletrocardiograma, realizados no espaço da Atenção Básica, e laudados a partir do sistema de telediagnóstico”, comenta o gestor. A oferta de exames de eletrocardiograma, por exemplo, desde mês de setembro foi acrescida de 3 mil exames no mês.

Fernanda Souza Costa, moradora no Jardim das Tulipas, aguardava o exame de eletrocardiograma. Pelo histórico familiar, o médico solicitou o procedimento para a avaliação. “Estava esperando para a realização do exame e fiquei satisfeita em ser chamada em horário especial para esse atendimento. Sou uma pessoa que não descuida da saúde”, comenta a mulher, que trabalha como operadora em depósito e em menos de 15 minutos recebeu o resultado do exame já laudado pelo médico, proveniente de serviço de tecnologia implementado em todas as UBSs de Jundiaí para agilizar o atendimento da população.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ