O evento foi online e organizado pela Secretaria de Educação do município
Para muitos profissionais, o sábado (27), pode ter sido de descanso, mas não em Campo Limpo Paulista, onde o dia foi de estudo, troca de experiências e aprendizado durante o III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que reuniu representantes de 33 cidades do Estado. O evento recebeu profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação, Tecnologias e Cultura Digital, Direito, Justiça, Segurança Pública e Sociedade Civil (ONGs, Pastorais, Comitês, Conselhos, Agremiações e afins), áreas ação intersetorial do Programa.
A coordenação e apresentação das atividades foram conduzidas pelo presidente da comissão organizadora, Cleber Lima. No período da manhã, além das falas de abertura das autoridades, aconteceu a mesa magna com a participação do mediador Marcos Davi dos Santos e das palestrantes Maria de La Ó Veríssimo, Ely Harasawa, Maria Clara Garcia Tonhatti e Leila Oliveira Costa, que abordaram o tema ‘Diálogos sobre a Promoção do Desenvolvimento da Criança na Pandemia COVID 19’. Houve também apresentação cultural coordenada pelos professores Monique Traverzim e Paulo Raposo.
O objetivo geral deste encontro foi de estimular a construção e socialização de saberes sobre o desenvolvimento infantil em suas diferentes dimensões: cognitiva, física, emocional, social e cultural; valorizando e proporcionando visibilidade a ações e projetos exitosos na promoção do desenvolvimento da primeira infância, envolvendo o
período gestacional e crianças de 0 a 6 anos, bem como seus contextos familiares.
Para o presidente da comissão organizadora, Cleber Lima, falar sobre assuntos da primeiríssima infância, não é só importante, mas sim uma necessidade. “Quando nasce uma criança, nasce um futuro. É pensando nesse sentido que vemos tamanha importância desse congresso e nossa cidade ter sediado e garantido comprometimento e excelência em toda a programação apresentada, tornou um marco extremamente positivo na cidade”, comentou Cleber. Durante o evento foram apresentados 43 trabalhos, entre eles: 22 de comunicação oral, 13 pôsteres e 8 cartas abertas, com a participação de mais de 700 ouvintes.
Já para Michele Gutierres, psicóloga escolar e que também esteve à frente da organização do Congresso, ressalta a importância de dar início à discussão deste tema no município. “O III Congresso Regional do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância – Edição Campo Limpo Paulista foi fruto de ações multidisciplinares, intersetoriais, esforços conjuntos e coletivos de trabalho em prol de um objetivo comum, que são essenciais para o sucesso em todo trabalho, em especial na Primeira Infância, pois uma base sólida garante acesso e qualidade nos serviços prestados às crianças e suas famílias.”