Alimentar cães uma vez ao dia pode ser chave para envelhecimento saudável, diz estudo

Um estudo com 24 mil cachorros de estimação mostrou que os cães que comem uma vez por dia têm menos chances de desenvolver doenças relacionadas à idade. O trabalho também mostrou que a prática pode melhorar as funções cognitivas na velhice, em comparação a pets que se alimentam com mais frequência.

Isso, entretanto, não significa que qualquer dono pode mudar a frequência de alimentação dos animais por conta própria. É preciso sempre ter orientação do veterinário que acompanha o pet (leia mais sobre isso ao fim da reportagem).

A pesquisa foi liderada por um grupo de biólogos, veterinários e cientistas do programa Dog Aging Project. Ele funciona como uma base de dados alimentada pelos donos de pets cadastrados no programa e investiga a ação que genes, estilo de vida, alimentação e ambiente têm sobre a longevidade dos cachorros.

Como o estudo foi feito

Os dados foram coletados dezembro de 2019 e 2020. Para pesquisar o efeito da alimentação sobre a saúde, os pesquisadores colheram dados de cachorros de 1 a 18 anos. Já para analisar os efeitos sobre a cognição, eles levaram em conta cães de 6 a 18 anos. Segundo o artigo, seis é a idade a partir da qual os cachorros começam a ter perdas cognitivas.

“Controlando por sexo, idade, raça e outros fatores de confusão em potencial, descobrimos que cães alimentados uma vez ao dia, em vez de com maior frequência, tinham pontuações médias mais baixas em uma escala de disfunção cognitiva e menor chance de desenvolver doenças“, diz o estudo, que ainda está- em fase pré-print, quando um artigo ainda não foi revisado por pares.

Em cinco das nove doenças estudadas, a associação entre a alimentação uma vez ao dia e a melhora de saúde foram “estatisticamente significativas”, segundo o estudo. São elas problemas gastrointestinais, dentários/orais, ortopédicos, renais/urinários e hepáticos/de pâncreas.

As outras quatro doenças (cardíacas, cutâneas, neurológicas e câncer) também apresentaram melhora, mas em menor grau.

Claro que outros fatores entram nessa conta, mas o pesquisador Matt Kaeberlein, que estuda processos de envelhecimento, diz que a “evidência correlativa é bastante convincente”.

Apesar disso, eles ainda não encontraram a causa dessa correlação. Ou seja, por que comer menos pode ser mais saudável.

O próximo passo do estudo é selecionar voluntários para que troquem a dieta de seus cães pela alimentação uma vez ao dia. Os pets serão acompanhados pela equipe de veterinários e pesquisadores do grupo.

Cuidado!

Mas o resultado do estudo não deve levar os donos de cães a mudanças bruscas na rotina dos bichinhos, alerta Kaeberlein.

O médico inclusive não recomenda que as pessoas passem, por conta própria, a alimentar apenas uma vez cães que estão acostumados a comer mais vezes ao dia.

Fonte: G1

Foto: Pixabay