Elevador da EMEB Joaquim Candelário de Freitas começa a ser instalado

As obras da maior unidade da Escola Inovadora de Jundiaí, a EMEB Joaquim Candelário de Freitas, na Vila Hortolândia, estão em fase de conclusão. O elevador, que vai ampliar a acessibilidade já existente na estrutura, está em instalação e foi uma das solicitações do Conselho de Alunos da escola.

Obras na EMEB Candelário estão em fase de conclusão

O Conselho foi o responsável por apresentar ao prefeito Luiz Fernando Machado e à equipe das Unidades de Educação e Infraestrutura e Serviços Públicos, os pedidos dos alunos e professores. A aluna Julia Vitoria da Silva Pafumi visitou as novas instalações pela segunda vez e aprovou o que viu. “A escola está ficando muito legal. Agora os alunos cadeirantes vão poder se deslocar melhor pelos espaços. A escola está maior, mais bonita, com teatro, quadra maior, rampa e vai ficar bem colorida”, contou.

“Em Jundiaí, as crianças têm voz. Foram os alunos que pediram o elevador e instalações mais sustentáveis como energia fotovoltaica, aquecimento solar e reuso da água. As obras estão na reta final e o prédio vai receber a maior Escola Inovadora, que atende a muitos desejos dos estudantes e professores da escola”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Menina, cabelos morenos, está com senhor ao lado, que é careca na parte superior. Eles estão em frente a uma porta de elevador, que está em fase de instalação.
Julia e o avô Adão visitaram as obras da EMEB Candelário. Elevador está em instalação.

Promover melhorias nos espaços escolares faz parte do eixo de ambiência escolar, um pilares da Escola Inovadora, programa implantado em Jundiaí em 2018 e que trabalha com a pedagogia da escuta, fundamentada nas pesquisas e abordagem de Reggio Emilia-Itália. “Além de ouvir as necessidades das crianças e educadores, são consideradas as práticas pedagógicas e as realidades das escolas de Jundiaí em cada segmento. Promover um ambiente adequado e com espaços externos para as atividades de desemparedamendo da escola, impactam na boa qualidade da educação oferecida por Jundiái”, declara a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A nova EMEB Joaquim Candelário de Freitas conta com 4,9 mil metros quadrados, distribuídos em três pavimentos, laboratórios, anfiteatro, biblioteca, 20 amplas salas de aula, quadra coberta com medidas oficiais e ambientes com acessibilidade. O investimento na escola é de R$ 12 milhões. A obra conta com duas contrapartidas e Estudo de Impacto de Vizinhança.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí