Prefeitura promove programação para celebrar o Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Louveira promove uma programação especial gratuita para marcar as comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. A série de eventos começa na sexta-feira (19) e segue no sábado (20) e no domingo (21).

As atividades estão programadas para o CRAS Santo Antônio, na sexta, e o Complexo Esportivo do Jardim Esmeralda e a Fazenda Santo Antônio no dias 20 e 21 (sábado e domingo), e reúnem shows musicais, oficina artística, sarau cultural, bate-papo e ações para conscientização e cidadania.

O Dia da Consciência Negra integra o calendário oficial do município. A data foi criada com o objetivo de gerar discussões em torno do combate ao racismo e do fim do preconceito.

Toda a programação prevista para o final de semana foi desenvolvida em conjunto com representantes da comunidade negra de Louveira e planejada para acontecer em ambientes externos, que permitam um melhor distanciamento entre o público.

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira, primeiro dia Da programação, acontece a Oficina Artística Semana da Consciência negra, no CRAS Santo Antònio. As atividades são voltadas para adultos e crianças e estão previstas para os períodos da manhã e da tarde com muita poesia, música e pintura, além de diálogos sobre o tema.

Confira a programação de sexta-feira (19):

Local: CRAS Santo Antônio (R. Leoni Bertoline, 149, Jardim Lago Azul)

Oficina Artística Semana da Consciência Negra – Poesia, música, pintura e diálogos sobre os temas de raça e vida.

Horários:

Manhã – 9h às 12h (adultos e crianças)

Tarde -14h às 17h (jovens e adultos)

SÁBADO

No sábado, dia 20, as atividades acontecem a partir das 14h na Pista de Skate do Complexo Esportivo do Jardim Esmeralda. A tarde começa com a programação do Sarau Abertamente, promovido por um coletivo cultural da cidade, e termina com apresentação do rapper Nill, que ganhou projeção nacional com seu álbum “Regina”, lançado em 2017 – o trabalho recebeu o título de melhor álbum daquele ano pelo site especializado Genius, além de figurar na lista dos 50 melhores discos do mesmo período pela Red Bull Music.

Confira a programação de sábado:

Local: Complexo Esportivo do Jardim Esmeralda (Rua Dalvo Luiz Martins Cruz, s/nº)

14h – Sarau Abertamente

17h – Nill (show)

18h – Encerramento

DOMINGO

No domingo, dia 21, a programação segue na Fazenda Santo Antônio.

A partir das 10h, o público poderá conhecer o trabalho de expositores da Feira Preta, evento de economia criativa reconhecido nacionalmente.

Em seguida, às 11h, a professora Dani Gregório promove contação de histórias para as crianças.

À tarde, serão destaques dois bate-papos temáticos e o show da banda Sandália de Prata, grande nome do samba-rock no Brasil. As atividades acontecem simultaneamente em diversos espaços da fazenda, e ao longo do dia food trucks estarão instalados no espaço.

Confira a programação do domingo:

Local: Fazenda Santo Antônio (Estrada das Rainhas, 2040, Ponte Preta)

10h – Início / Feira Preta

10h30 – Oficina de Turbantes com Tati Vietas

11h – Contação de Histórias com Dani Gregório

13h – Oficina de Tranças com Juliana Braga (Função Black)

13h – Apresentação de DJ

13h30 – Bate-papo sobre Empreendedorismo com Kátia Teófilo e Vagner Teófilo

15h30 – Bate-papo sobre Educação com Pamela Araújo e Priscila Coscarella

16h30 – Sandália de Prata (show)

18h – Encerramento

Informações: Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Cultura e Eventos no telefone: (19) 3848-1077.

Fonte: Prefeitura de Louveira

Foto: Freepik