Os consumidores que pretendem adquirir produtos ou contratar serviços nas promoções anunciadas na Black Friday precisam tomar alguns cuidados desde já, para evitar problemas futuros. É o que indica o Procon Jundiaí. “Indicamos que o consumidor, após definir o que comprar na promoção, realize a pesquisa de preços agora e salve as telas com os produtos anunciados e o preço atual”, indica a chefe do Procon Jundiaí, Gabriela Glinternik. “Acompanhando e guardando evidências dos preços atuais, o consumidor poderá checar se aquela loja de fato está fazendo “promoção” e praticando valores realmente menores na Black Friday.”
Abaixo, alguns outros cuidados que devem ser adotados para evitar problemas:
- Ao comprar pela Internet, verifique se o site divulga claramente as informações relativas ao fornecedor, como razão social, CNPJ e endereço físico, além de dados para contato. Pesquise se aquele site já consta da lista da Fundação Procon “evite este site”.
- Atenção ao prazo de entrega, que deve ser claramente informado no site. Você deve salvar todas as páginas com informação importantes, ou seja, aquelas que têm todos os dados da oferta: descrição do produto, valores, forma de pagamento, prazo de entrega. Essas informações serão essenciais, caso venha a ter problemas.
- Verifique se o valor e as condições de pagamento permanecem os mesmos quando você muda de página ou atualiza a que você está. (por exemplo: na tela resumo de confirmação de compra, verifique se o valor de frete sobe só na última tela ou segundos antes da confirmação).
- Caso opte pelo pagamento através cartão de crédito, prefira os sites “seguros” (com endereço iniciado por https:// na barra de endereços de seu navegador); em geral, estes sites apresentam o símbolo de um cadeado.
- Desconfie de sites que solicitam o pagamento por depósito bancário, principalmente em nome de pessoa física, por isso pode aumentar as chances de ocorrência de fraudes.
- Desconfie também de ofertas muito vantajosas: preço que está muito mais baixo que todos os outros do mercado pode ser uma armadilha. Por exemplo, se o produto que você procura tem preço médio de R$ 2 mil, não há como o mesmo artigo ser vendido por R$ 1 mil. Você pode comprar algo que nunca irá receber ou comprar um produto falsificado ou sem procedência.
- Nas compras pela Internet ou qualquer compra fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem direito ao arrependimento em até sete dias, a contar da compra ou do recebimento da mercadoria. No comércio eletrônico (Decreto 7.962/13), o consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, sem prejuízo de outros meios disponibilizados.
- Nas compras em loja física, o prazo de entrega informado pelo vendedor deve constar expressamente do pedido entregue ao consumidor.
- Exija sempre a Nota Fiscal.
- Ao adquirir produtos eletroeletrônicos em loja física, veja se é possível testar o produto na hora. Verifique se o fabricante oferece a garantia do produto que, neste caso, deve vir junto o Certificado de Garantia, que normalmente deve ser preenchido pela loja para ter validade. Sendo assim, exija o preenchimento.
- A Garantia Estendida não é obrigatória. Muitas vezes, ao realizar a compra em site, a garantia estendida já vem calculada no preço, por isso, o consumidor deve ter a atenção redobrada ao fechar o pedido. Muitas vezes, o consumidor tem que “clicar” no não, quando não quiser contratar. Esta forma de oferta de serviço não é bem vista pelo Procon Jundiaí, com base no Código de Defesa do Consumidor, pois entendemos que a escolha do consumidor pela aquisição dessa espécie de seguro deve ser manifestada pelo consumidor, de forma livre e ativa.
- Essa garantia também é amplamente oferecida em compras realizadas em lojas físicas. Trata-se de um seguro para conserto do produto, caso ele venha a apresentar problemas em prazo posterior ao da garantia legal ou da original do fornecedor. Verifique atentamente as condições antes de adquirir e, inclusive, exija cópia do contrato desse seguro para, só assim, fazer uma escolha consciente.
Para formalizar uma reclamação, o consumidor poderá procurar o Procon Jundiaí com cópia da documentação relativa ao caso, RG, CPF e comprovante de residência.
O Procon Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 153, anexo à Câmara Municipal. O Procon Jundiaí não realiza atendimento telefônico e o atendimento presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, é realizado somente mediante agendamento prévio. Para saber quais são as formas de atendimento, acesse o site do Procon Jundiaí.
Utilize também o Consumidor.gov.br e verifique se a empresa que você quer reclamar participa da plataforma. O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite o diálogo direto entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Freepik (ilustrativa)