Prefeitura apresenta plano de manejo arbóreo da rua Anchieta

 

Em audiência pública ocorrida na manhã desta terça-feira (09), a Prefeitura de Jundiaí apresentou um plano de manejo arbóreo para a rua Anchieta, no Centro. A audiência ocorreu de maneira híbrida, ou seja, tanto presencial (no auditório do Paço Municipal) quanto na internet (em transmissão pelo canal da Prefeitura no YouTube). O plano tem foco na segurança e manutenção da qualidade ambiental.

“Sabemos que toda intervenção que envolve árvores causa comoção nas pessoas, sobretudo naquelas que vivem perto dessas árvores, como no caso da rua Anchieta”, explicou o gestor de Planejamento e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. “Não existe nenhum prazer, de nossa parte, em fazer o manejo de uma árvore, mas existe um estudo que mostra essa necessidade. E essa audiência é para explicar isto às pessoas e para ouvir sugestões sobre a forma de execução daquilo que precisa ser feito.”

Autoridades e técnicos fizeram a apresentação no auditório do Paço Municipal; também houve transmissão na internet

O estudo citado por Sinésio é do diretor do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Prefeitura de Jundiaí, Rudislei Santos, e da ecóloga Anelise Marcos Assumpção Padovani. O próprio Rudislei esteve na audiência e apresentou os dados. Das 73 árvores presentes na via, 26 apresentam risco iminente de queda e 19 têm risco médio. Todas as árvores foram avaliadas separadamente, através de uso de tecnologia que analisa a presença de rachaduras, cupins, fungos e outros possíveis problemas em suas estruturas.

O plano de ação de manejo inclui a substituição das árvores, da espécie tipuana, por outras da espécie amendoim do campo. “Nosso departamento já deu entrada no processo de aquisição de 120 mudas de amendoim do campo, que é muito parecida com a tipuana, porém com uma madeira mais resistente”, explicou Rudislei. A proposta é substituir primeiro as 26 árvores que apresentam maior risco de queda e junto plantar mais 15, chegando a 41 novas árvores na primeira fase do plano de ação. As árvores tipuanas, segundo Rudislei, começam a apresentar riscos após 30 anos; a arborização da rua Anchieta tem aproximadamente 60 anos.

Durante sua apresentação, o diretor explicou que a queda de uma árvore, além de risco de vida, pode afetar a fiação elétrica e o fornecimento de energia na região central, que tem quatro hospitais localizados nas proximidades.

Durante a audiência pública, webespectadores e o público presente puderam tirar dúvidas sobre o plano de manejo e a situação das árvores da rua Anchieta.

Também estiveram presentes na audiência o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, e o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Wagner de Paiva.

Texto e fotos: Prefeitura de Jundiaí