O Sesc São Paulo dá sequência à sua retomada gradual, agora com a presença de público em seus Teatros. A partir do dia 15 de outubro, as unidades Jundiaí, Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos e Rio Preto reabrem seus Teatros com capacidade reduzida para até 30% do total de público, seguindo os protocolos de segurança frente à Covid-19. O uso de máscaras cobrindo nariz e boca segue sendo obrigatório em todas as unidades e o público deve apresentar comprovante de vacinação físico ou digital contendo, pelo menos, a 1ª dose da vacinação contra o coronavírus e um documento com foto.
De maneira gradativa, sempre com os devidos cuidados e seguindo os protocolos sanitários que garantem a segurança dos funcionários e do público em geral, o Sesc dá mais um passo em direção à retomada responsável das atividades no estado de São Paulo: “Queremos ampliar a oferta de atividades e serviços aos trabalhadores e à população; contribuir para o aprimoramento da qualidade de vida, do bem-estar individual e desenvolvimento social, como sempre fizemos, por meio de ações permanentes e eventuais nas unidades de todo o estado de São Paulo”, afirma Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. E complementa: “É com muita satisfação que celebramos esse momento histórico e de reencontro entre artistas e público de maneira presencial, com a realização de nosso já tradicional Sesc Jazz, que ocupará quatro dos oito teatros que retomam suas atividades no mês de outubro, entre os dias 15 e 31, com diversas atrações, dos jovens aos consagrados. Temos boas novidades para breve”.
Com a programação norteada para a diversidade, os teatros do Sesc voltam a receber e promover o encontro dos artistas com seu público. Os shows, peças teatrais, espetáculos de dança e circo voltam a acontecer nas unidades Jundiaí, Consolação, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulhos, Santos e Rio Preto, com público reduzido, ingressos marcados e distanciamento entre fileiras e cadeiras. As vendas on-line serão iniciadas no dia 12 de outubro; as presenciais, no dia 13, com a informação importante de que o público deve comprar o ingresso na unidade onde acontece a programação.
Sobre apresentação do comprovante de vacina
A partir do dia 04 de outubro, passa a ser necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 (pelo menos a 1ª dose) e documento com foto para ingressar em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico ou digital, recebido no ato da vacinação ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Para mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/voltagradual. O distanciamento físico, a utilização de máscara cobrindo boca e nariz, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade, seguem sendo obrigatórios.
Sesc Jazz
Um dos festivais mais importantes voltados ao jazz, o Sesc Jazz acontece de 15 a 31 de outubro e reabre a programação de importantes espaços do circuito cultural paulista: as unidades Consolação, Pinheiros, Pompeia e Vila Mariana. Com apresentações de artistas consagrados e novos, nacionais e internacionais, o festival este ano apresenta mais de 20 shows, com plateia reduzida e também transmitidos ao vivo pelas plataformas on-line do Sesc. A terceira edição do festival traz, além dos shows, ações formativas, produções audiovisuais inéditas, mostra de filmes e conteúdos do acervo Sesc SP.
Entre os destaques da programação do primeiro fim de semana estão a apresentação do pianista pernambucano Amaro Freitas, no dia 15 de outubro, sexta-feira, às 21h. O show conta com participação de Lucas dos Prazeres, Henrique Albino e Laís Assis. Já no dia 16, às 19h, toca a Funmilayo Afrobeat Orquestra, considerada a única banda de afrobeat do mundo formada por mulheres negras não binárias. No mesmo dia, às 21h, a apresentação fica por conta do bandolinista e compositor Hamilton de Holanda. A Otis Project, banda que reúne jazz e música africana, toca no domingo, às 19h. Os shows destacados acontecem na unidade Pompeia, e a programação completa das unidades Consolação, Pinheiros, Pompeia e Vila Mariana estará disponível a partir do dia 09 de outubro no site: www.sescsp.org.br/sescjazz. As vendas de ingressos acontecem a partir de 12 de outubro.
Exposições
Com agendamento prévio pela internet, Sesc Jundiaí (instalação site specific Passageirxs e videoinstalação RE_educação, da artista Sonia Guggisberg – em cartaz até 20/3/22) e outras unidades do estado de São Paulo já oferecem visitas presenciais a exposições, em consonância com a evolução do Plano São Paulo e as legislações municipais para a operação segura desses espaços. Em todas as unidades, estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, entre elas a redução na capacidade de atendimento (até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes); ocupação limitada dos espaços, com controle de acesso; rígidos processos de higienização dos ambientes. Mais informações em sescsp.org.br/exposicoes.
Bibliotecas
O empréstimo e a devolução de livros seguem disponíveis para todos em diversas bibliotecas do Sesc, por meio do agendamento gratuito no Portal Sesc SP e no aplicativo Credencial Sesc SP, seguindo os protocolos de segurança de cada cidade e em acordo com o governo estadual. Por enquanto, as atividades presenciais como leitura de livros e periódicos no local permanecem suspensas. Mais informações em sescsp.org.br/bibliotecas.
Atividades Físico-Esportivas
Os cursos seguem atendendo alunos inscritos, com idade a partir de 12 anos, em horários especiais, mediante agendamento que pode ser feito pelo celular, via aplicativo Credencial Sesc SP (Android e IOS) ou pelo site https://centralrelacionamento.sescsp.org.br/.
Para pessoas que estão no grupo de risco é necessário apresentar comprovante de imunização completa para frequentar os cursos, e para pessoas com 60 anos ou mais é necessário também a apresentação de atestado médico de aptidão para a prática de atividades físicas. Consideramos Grupo de Risco pessoas com: Obesidade – IMC >30Kg/m2, Diabetes, Hipertensão Arterial, Doenças Respiratórias Crônicas, Cânceres, Doenças autoimunes, hepáticas, neurológicas, Síndrome de Down, Gestantes e Pessoas com 60 anos ou mais.
Odontologia
O serviço das clínicas odontológicas está disponível para aqueles que tiveram seu tratamento interrompido durante a pandemia. As consultas são reagendadas por telefone, mediante contato do Sesc e conforme a capacidade de atendimento de cada unidade. A retomada dos tratamentos prioriza urgências e tratamentos que dependem de intervenção clínica para não agravar o estado de saúde.
Venda de ingressos
A venda de ingressos será realizada em ambiente on-line e na bilheteria da Unidade que realiza o espetáculo, sendo o valor de R$ 40,00 para ingressos destinados ao público em geral, de categoria inteira, e R$ 20,00 para público com Credencial Plena e aqueles elegíveis ao direito de meia entrada, de acordo com a legislação vigente.
CineSesc
O CineSesc tem reabertura marcada para dia 21 de outubro, com a programação da 45ª Mostra Internacional de Cinema. O cinema também terá ocupação do espaço reduzida, respeitando os protocolos de distanciamento e alternância dos assentos e fileiras, além dos demais protocolos de proteção à Covid-19. Para mais informações sobre programação e compra de ingressos, é necessário buscar os canais oficiais da 45ª Mostra Internacional de Cinema, assim que forem divulgados
Mirante do Sesc Avenida Paulista
O Mirante do Sesc Avenida Paulista já pode receber visitantes com agendamento. O espaço, no 17º andar, com uma vista privilegiada da Avenida Paulista, tem seus ingressos disponibilizados sempre às sextas-feiras, às 13h, via aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo Portal Sesc SP (sescsp.org.br) e permanecem disponíveis enquanto houver vagas. A visita dá acesso ao Mirante e ao Café Terraço e tem duração de 30 minutos.
Unidades Campestres: Interlagos e Itaquera
São as únicas unidades que recebem público sem a necessidade de agendamento prévio. Com capacidade limitada, funcionam de quarta a sábado, das 10h às 16h. É preciso manter o distanciamento físico e a entrada só será permitida com o uso de máscara, após aferição da temperatura corporal e apresentação da carteira física ou digital de vacinação contendo, pelo menos, a primeira dose. Estão disponíveis as áreas verdes para atividades como corrida, caminhada e banho de sol.
Restaurantes
As Comedorias seguem funcionando com agendamento prévio, feito exclusivamente pela internet, em centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Já estão em funcionamento as Comedorias das unidades Carmo, Belenzinho, Pinheiros, Pompeia, Vila Mariana e Interlagos, Campinas, Santos, Itaquera, Guarulhos e Santo André.
Sesc Bertioga
A hospedagem segue funcionando com capacidade reduzida e diversas medidas de segurança para preservar a saúde dos hóspedes, como a intensificação da higienização dos espaços e restrição de atividades. Mais informações em centrodeferias.sescsp.org.br
Sobre o Sesc São Paulo
Com 75 anos de atuação, o Sesc – Serviço Social do Comércio conta com uma rede de 44 unidades operacionais no estado de São Paulo e desenvolve ações com o objetivo de promover bem-estar e qualidade de vida aos trabalhadores do comércio, serviços, turismo e para toda a sociedade. Mantido pelos empresários do setor, o Sesc é uma entidade privada que atua nas dimensões físico-esportiva, meio ambiente, saúde, odontologia, turismo social, artes, alimentação e segurança alimentar, inclusão, diversidade e cidadania. As iniciativas da instituição partem das perspectivas cultural e educativa voltadas para todas as faixas etárias, com o objetivo de contribuir para experiências mais duradouras e significativas. São atendidas nas unidades do estado de São Paulo cerca de 30 milhões de pessoas por ano. Hoje, aproximadamente 50 organizações nacionais e internacionais do campo das artes, esportes, cultura, saúde, meio ambiente, turismo, serviço social e direitos humanos contam com representantes do Sesc São Paulo em suas instâncias consultivas e deliberativas. Mais informações em sescsp.org.br/sobreosesc .
SERVIÇO
Reabertura Teatros Sesc
A partir de 15 de outubro, sexta-feira
Vendas a partir de 12 de outubro (on-line) e dia 13 de outubro (presencial nas bilheterias da unidade onde acontece a programação).
Vendas de ingressos
Dia 12 de outubro (Feriado) – a partir das 14h – venda on-line;
Dia 13 de outubro – das 14h às 19h – venda presencial (Bilheteria da unidade onde acontece a programação)
Venda de ingressos para todo o mês de outubro
Dias 19 e 20 de outubro
Dia 19 de outubro, terça-feira, a partir das 14h – venda on-line.
Dia 20 de outubro, quarta-feira, das 14h às 19h – venda presencial (bilheteria da unidade onde acontece a programação).
Horário das bilheterias:
Jundiaí, capital e Grande São Paulo – das 14h às 19h.
Agendamentos:
Atividades Fisíco-esportivas, Biblioteca, Comedoria, Exposições e Mirante – Pelo aplicativo Credencial Sesc SP, disponível em todas as plataformas.
* Programação de 15 a 17 de outubro nas unidades Jundiaí, Pompeia, Pinheiros, Vila Mariana, Guarulho, Santos e Rio Preto (a ser divulgada).
* Até fim de novembro acontece a retomada gradual dos Teatros de todas as unidades.
A programação on-line e gratuita segue sendo transmitida no Youtube do Sesc youtube.com/sescsp e pelo instagram.com/sescaovivo
Fonte: Comunicação | Sesc Jundiaí
Foto: Dani Sandrini