A Prefeitura de Jundiaí, com o propósito de contribuir para a manutenção da Organização Mata Ciliar e visando a solução de impasse gerado em virtude da ampliação das instalações do aeroporto, abriu um processo administrativo para a contratação de serviço de escritório de projetos para levantamento da área da ONG. Conforme despacho publicado nesta quarta-feira (29) na Imprensa Oficial do Município, a empresa vencedora do processo e que fará o trabalho é a Arquiteto Pedro Taddei Associados LTDA.
“O Município tem atuado como intermediador, para que se chegue a uma solução definitiva e sustentável”, destaca o gestor da Unidade de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Nos disponibilizamos a executar esse estudo, que visa sobretudo preservar o serviço de utilidade pública realizado pela Mata Ciliar e com foco na identificação de área que garanta total qualidade de serviço e de ambiente para os animais silvestres atendidos. A partir de um novo espaço, com as adequações necessárias, será possível o fortalecimento das ações da Associação dedicadas ao resgate, reabilitação e soltura de animais silvestres.”
O objetivo é realizar o levantamento da área ocupada atualmente pela ONG, identificando as construções necessárias, entre recintos e demais dependências – em que parte estão dispostas em área de concessão à Voa SP – para, com base nos dados, avançar com a avaliação de possibilidades de novos espaços para o atendimento desenvolvido com excelência pela equipe da Mata Ciliar.
O estudo prevê levantamento sobre a potencialidade de imóvel da Prefeitura para receber as instalações da Mata Ciliar e a elaboração de croqui de recintos das áreas passíveis para a implantação do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Centro de Felídeos e Mantenedor de Fauna e Flora, com base nas restrições ambientais e de ordenamento territorial e patrimonial. Antes da apresentação do relatório final, também devem ser realizadas reuniões para alinhamento das necessidades do local com representantes da ONG. A previsão de entrega do relatório é de 90 dias.
A Prefeitura reitera que, desde o início, tem acompanhado o processo entre a VOA SP e Organização Mata Ciliar, inclusive intermediando conversas entre as partes para se chegar a um consenso.
Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí