A quinta edição do evento que traz à discussão o suicídio, será realizada de forma on-line, devido aos cuidados e restrições da pandemia. O tema do evento deste ano é: ‘Suicídio e suas dores: as angústias da criança e do adolescente’.
Dados apontam que, no mundo, as tentativas de suicídio entre adolescentes aumentaram mais de 50% na pandemia. No Brasil, os números também cresceram. De acordo com o Centro de Valorização da Vida, o atendimento entre os jovens cresce em situações de demanda emocional. E, durante a pandemia, houve uma procura maior pelo chat do serviço. Existe uma estabilidade nos últimos anos em Jundiaí, mas o assunto requer sempre cuidado e atenção.
A Prefeitura de Jundiaí, reuniu nesses últimos anos profissionais especialistas no assunto, que compartilharam suas experiências sobre o tema. O ponta-pé inicial foi dado com o livro “Suícidio, epidemia calada”, da psiquiatra Maria Cristina Ramos Stefano, que traz uma coletânea de anotações feitas pelo filho Filipe, que tirou a própria vida.
“Suicídio e suas dores: as angústias da criança e do adolescente”, tem o apoio de diferentes órgãos da cidade e região. Será realizado no dia 29 de setembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube da TVTEC e no canal 24 da NET Jundiaí.
O evento deste ano conta com a participação do Prefeito Luiz Fernando Machado na abertura e das presenças de:
– Dra. Maria Cristina Ramos Stefano
– Alexandre Sandri, coordenador de Saúde Mental da UGPS
– Amanda Ribeiro, voluntária do Centro de Valorização da Vida.
Além das participações via Zoom de:
– Dr. Fernando Fernandes, psiquiatra
– Karen Scavassi, Especialista em redes sociais e jogos
– Capitão Franco do Corpo de Bombeiros
– Vasti Ferrrari Marques, gestora da UGE
– Dr. Mário Jorge Kodama, coordenador Médico do SAMU Jundiaí
– Dra. Dayane Martins, Gestora Adjunta da UGSPS.
O público pode participar com perguntas, através do Facebook e Youtube ou de forma anônima pelo link https://forms.gle/Bsvf6zo36nwj29KV9
Fonte: Prefeitura de Jundiaí