Reunião define os próximos passos para a Região Metropolitana de Jundiaí

 

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí realizou reunião on-line, nesta quinta-feira (9), para discutir os próximos passos para a implantação da Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ) e apresentação da FIPE sobre a retomada dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI).

O secretário de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Paulo, Marcos Vinholi, participou da abertura do encontro e comentou que foi concluído o prazo de 30 dias necessário para o recebimento das contribuições da audiência pública sobre o tema. “Nos próximos dias, o projeto de lei será encaminhado para a Assembleia Legislativa de São Paulo. Entre os próximos passos fundamentais está a reorganização do Conselho e a participação da sociedade civil”, afirmou.

O prefeito de Jundiaí e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, comentou sobre os projetos prioritários para a RMJ. “O sistema de abastecimento de água realizado por empresas distintas nas cidades, a consolidação do Distrito Turístico da região são alguns dos temas prioritários”, declarou.

Luiz Fernando e Sinésio participaram da reunião sobre a Região Metropolitana de Jundiaí

A FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), sob coordenação de Andrea Calabi, ficará responsável por prestar apoio técnico logístico à criação da Região Metropolitana de Jundiaí. O consultor da SDR, Marcos Campagnone, apresentou as etapas de elaboração do PDUI, na busca do desenvolvimento socioeconômico e ambiental, criação de ações intermunicipais, promoção de políticas públicas para a distribuição de investimentos e serviços.

A recomposição do Comitê Executivo, assim como a atualização do Guia Metodológico para aprovação por esse comitê são os próximos passos para que os trabalhos da elaboração do PDUI sejam retomados. O cronograma de elaboração desse PDUI prevê um prazo de 12 meses, com intenso trabalho para fazer as audiências públicas necessárias à formulação da proposta .

O encontro contou com a participação do coordenador das audiências públicas do projeto da nova regionalização do estado, Jesse James, de prefeitos e representantes das sete cidades da RMJ, Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Louveira, Jarinu e Várzea Paulista, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi e o gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho. Estuda-se também o acréscimo do município de Itatiba.