Caminhando com Saúde retoma cadastro e avaliação física

Nesta semana, estão sendo feitas as avaliações físicas para retomada do  Caminhando com Saúde, da Prefeitura de Campo Limpo Paulista. O projeto teve início em fevereiro deste ano, como uma das primeiras ações da atual gestão. Mas com a chegada da pior fase da pandemia, teve que ser suspenso. “A liberação da pista, através do Plano São Paulo, garantiu essa possibilidade, com máscaras e distanciamento social”, fala o gestor de Esportes Cleber Ulisses.

A avaliação física está sendo feita apenas em quem já fez a inscrição no programa – é preciso refazer, caso tenha sido feita anteriormente. Consiste em pesagem, controle de altura e medidas. Os alunos liberados estão aptos a participar e terão monitoramento de profissionais de educação física,  aferição de pressão, peso e glicemia.

O programa inicialmente se destinava a quem estava iniciando a caminhada ou corrida oferecendo orientações e acompanhamento por uma equipe multidisciplinar contando como professor de educação física, técnicos de enfermagem, médico e fisioterapeuta.  Agora, também tem outras atividades além da caminhada ou corrida, como alongamentos.

Já foram realizadas 84 avaliações físicas, 42 exames de eletrocardiograma, 61 atendimentos médicos e 173 atendimentos com o fisioterapeuta, tudo isso sendo realizado em uma sala especialmente preparada para os atendimentos.

Cleber Ulisses diz que o projeto visa garantir a segurança na realização das atividades físicas. “A proposta é termos um controle para garantir uma retomada saudável”. Tanto que o retorno de outras programações esportivas estão condicionadas à obrigatoriedade das duas doses da vacina.

Quem quiser participar do Caminhando com Saúde deve fazer sua inscrição na secretaria de Esportes (ao lado do ginásio Nenezão, no Centro Esportivo Municipal). A atividade física pode ser feita de segunda a sexta, das 6h30 às 8h30 e das 18h às 20h, com acompanhamento e alongamento.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista