Comitê regional de Crise Hídrica define estratégias de conscientização do uso da água

Cidades e Sabesp se unem, mas população precisa fazer sua parte

A tarde da quinta-feira, 19, foi marcada pela realização da segunda reunião do Comitê Regional de Crise Hídrica que tem como objetivo discutir, monitorar e propor soluções acerca da situação do abastecimento das cidades que recebem água do Rio Jundiaí. O comitê é formado pelas cidades de Campo Limpo Paulista e Várzea Paulista, além da concessionária Sabesp.

O encontro aconteceu no Auditório da Praça CEU em Várzea Paulista e contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero e da responsável pela Divisão Ambiental Silvia Rocha. Já a cidade de Várzea Paulista foi representada pelo gestor municipal de Meio Ambiente Peterson Afonso, o diretor João de Lima, além do coordenador da pasta, Rafael Tamberlini. A Sabesp foi representada pelo gerente de divisão Marcelo Maioli,  gerente de setor de Várzea Paulista, Marcos Uyehara, e o RP da concessionária Douglas Leite.

Uma das definições da reunião foi a de visitar propriedades rurais e industriais da região com o objetivo de criar uma parceria com esses proprietários e, juntos, discutirem maneiras de uso consciente da água. “Nossa região está, por enquanto, em estado de alerta. Mas para que a situação não piore precisamos unir todos os setores em prol da economia de água. Por isso, essa visita já deve começar na próxima semana”, diz Neive Noguero.

Outras ações

Além das estratégias já definidas, a Sabesp entregou para os representantes do poder público cerca de 4 mil panfletos de orientação que deverão ser entregues para os alunos, nas escolas, além de faixas que estarão espalhadas pela cidade. O comitê está em sintonia e mantém contato diário sobre ações e atualização do estado de abastecimento da região. Os encontros presenciais acontecem quinzenalmente.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista