Prefeitura alerta para o desperdício de água durante estiagem

Nesse período de estiagem, o consumo de água nas residências de Campo Limpo Paulista tem aumentado, de acordo com a Defesa Civil do município. Sem chuva, o nível do reservatório está cada vez mais baixo. Se essa situação se agravar, o abastecimento pode ser prejudicado resultando na falta de água para população campolimpense e também para população varzina, afinal, a estratégia calculada em Campo Limpo Paulista oferece abastecimento até a cidade de Várzea Paulista. Por isso, a Prefeitura alerta para a economia de água.

O nível do reservatório normal de Campo Limpo Paulista, é de 383 L/s, de acordo com dados da SABESP, confirmados pelo gestor do Meio Ambiente da cidade, Neive Noguero. “Neste período de estiagem registramos 302 L/s, o que representa uma cota muito abaixo do que deveria ser registrada nesse período”, alerta o gestor.

O reservatório de água da Sabesp de Campo Limpo Paulista tem o sistema de abastecimento responsável por levar água para 53.593 mil residências, sendo 22 mil para munícipes de Campo Limpo Paulista e 31.593 mil para os de Várzea Paulista, totalizando 201.437 pessoas, segundo dados do IBGE.

Ações

Na próxima quinta-feira, 19, haverá uma reunião com os membros do Comitê de Crise Hídrica, composto pelas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e SABESP, para avaliar ações e estratégias a serem tomadas. Mesmo com criações de sistemas de economia pelos profissionais, o comitê reforça que é preciso que a população também faça sua parte. Na região, por exemplo, além dos munícipes de Campo Limpo Paulista, os de Várzea Paulista também devem contribuir, pois o tratamento de água dessas duas cidades é do mesmo local. O uso consciente da água se torna imprescindível.

Veja alguns cuidados que devem ser redobrados neste período

– Mantenha a torneira fechada ao lavar as mãos, escovar os dentes, fazer a barba e ao ensaboar a louça;

– Tome banhos curtos;

– Evite duchas de alta pressão;

– Adote dispositivos que ajudam na redução do consumo de água, como o arejador de torneiras;

– No jardim, evite regar as plantas nos horários de sol forte;

– Use a vassoura para limpar o quintal, a calçada;

– Use um balde e um pano para limpar o carro.

– Preste atenção e conserte eventuais vazamentos na sua casa

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista

Foto: Freepik