O Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) trouxe alegria e alívio a uma família da capital que, há quase dois meses, buscava por um idoso desaparecido. O reencontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (06) e foi acompanhado pela técnica do serviço, a orientadora social Tânia Félix.
O SEAS é um serviço tipificado do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prestado pela Prefeitura por meio da contratação de Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviço de Obras Sociais (SOS). O serviço foi acionado pela filha do idoso, Karla Bam, que relatou ter recebido um telefonema de uma agência bancária no Centro de Jundiaí onde seu pai, Humberto Satoshi, se encontrava. Como apresentava desorientação, a agência identificou o contato da família a partir de documentação. “A partir daí ela acionou a Guarda Municipal, que passou nosso contato e iniciamos a articulação da abordagem a caminho da agência”, explicou Tânia.
Com princípio de Alzheimer, Humberto estava há dois meses desaparecido, a família estava fazendo o monitoramento por meio de indícios sobre o paradeiro do pai. “Nós tínhamos pistas de que ele estava em Jundiaí, por isso entrei conversei na agência do banco e com a Guarda Municipal para conseguir encontrar meu pai. Quando o banco entrou em contato, pedimos o apoio da Assistência Social, que nos atendeu prontamente. Sou muito grata à Tânia e ao apoio que recebemos, eles nos acompanharam inclusive após nosso retorno para São Paulo, entrando em contato para saber como estávamos”, contou, Karla que está aliviada e feliz com o retorno do pai.