Guarda Civil Municipal de Itupeva celebra 29 anos da corporação e relembra sua trajetória

A primeira turma foi composta por oito guardas, sendo comandados pelo sargento PM Vieira.

Inicialmente, a sede da corporação se concentrava em um pequeno espaço, em um prédio histórico na Praça São Paulo.
O primeiro veículo utilizado pela GM foi um Fusca, emprestado do setor de Fiscalização.

Com pequeno investimento, a estrutura da corporação ainda não dispunha de equipamentos como hoje, por exemplo.

O guarda Raimundo Nonato Gomes integrou a primeira da turma da corporação e presta serviços ao município até hoje. “Assim como a instituição, também estou completando 29 anos na corporação, com serviços prestados ao município”, comentou.

Hoje como subinspetor, Nonato recorda com nostalgia os primeiros meses na função. “O patrulhamento naquela época era feito a pé. Trabalhava em turnos de 6 horas. A cidade era pouco habitada e o serviço era dirigido, especialmente, para as escolas”, lembrou.
No ano seguinte, em 1993, com a mudança do prefeito Valdomiro Luiz Bertassi, a corporação passou a contar com efetivo maior, o primeiro veículo – ainda sem identificação visual -, além de rádios comunicadores para auxiliar o trabalho.

“Também recordo que, neste período, passamos a utilizar o uniforme azul, que se tornou padrão na corporação até os dias de hoje”, detalhou Nonato.

Em 1997, no mandato do então prefeito Dorival Raymundo, os investimentos foram mais perceptíveis, a partir da caracterização da primeira viatura e ampliação da primeira sede.

“Neste mesmo período, a GM passou a utilizar arma de fogo em seu cotidiano. Lembro que dispúnhamos de 10 revólveres, calibre 38”, detalhou.

A frota da corporação começou a aumentar justamente nesta época. “Foram inseridas além das viaturas, motocicletas que agilizavam o deslocamento para as ocorrências”, comentou.

Na gestão de Ocimar Polli, a corporação passou a contar com formação e requalificação anual de todo o efetivo. “Essas iniciativas trouxeram inúmeros benefícios para a Guarda, desde aperfeiçoamento técnico, de tiro, de pilotagem, defesa pessoal, entre outros conhecimentos”, contou.

Posteriormente, no mandato do então prefeito Ricardo Bocalon, em 2013, a instituição passou a se chamar Guarda Civil Municipal e sua sede mudou de endereço, instalada na rua Emancipadores do Município, 141, no Centro, onde funciona até hoje.

Já na gestão do prefeito Marcão Marchi houve a renovação de toda a frota de viaturas, aparelhamento da Guarda, investimento no Canil, com destaque na busca e localização de pessoas desaparecidas. Além disso, recursos foram implantados para a modernização do Sistema de Monitoramento do município, auxiliando o trabalho de prevenção, colaborando com a Polícia Civil no esclarecimento de diversos crimes.
“Olhar para o passado traz muito orgulho, pois as lutas pelo reconhecimento do nosso trabalho valeram a pena. Tenho certeza que essas batalhas deixarão frutos para a continuidade e evolução da corporação. Hoje é um dia marcante para quem vive e atua na Guarda Civil Municipal de Itupeva”, ressaltou o subinspetor Nonato.

Saiba mais – Atualmente, a Guarda Civil Municipal é comandada por José Mario Pereira da Silva, que assumiu o posto recentemente, liderando efetivo de 72 guardas. “Parabenizo a todos os integrantes da GCM, da qual tenho orgulho de fazer parte há 25 anos. Acompanhei grande parte do processo de evolução da corporação e, hoje, é gratificante ver o reconhecimento da população pelos trabalhos prestados, auxiliando a segurança pública e zelando pelo patrimônio”, afirmou.

Menção honrosa a todos os comandantes da GCM
. Sargento PM José Araújo Vieira
. Sargento PM José Edson Ramos
. Sargento PM Antonio Bonequini
. GM Dirceu Parreira da Silva (in memoriam)
. Dr. Vladimir Manzato dos Santos
. GCM Dirceu Cruz
. Subinspetor José Augusto Gonçalves Alves
. Subinspetor José Mario Pereira da Silva

 

Aniversario-GCM-2
Primeira formação da Guarda Municipal, em 1992, na antiga sede

 

Aniversario-GCM-3
Guarda Civil Municipal é motivo de orgulho para a população, por seus 29 anos de atuação