Mais de 90 cães e gatos são castrados durante mutirão em Jundiaí

 

Claudineia Miguel da Rosa e a filha Lorena levaram os gatos Miu e Fumaça e os cachorros Valente e Xangô para a castração na manhã desta sexta-feira (16), promovida pelo Debea (Departamento de Bem-Estar Animal), órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí. Nesta ação, foram priorizados os tutores que têm tanto cães como gatos sob sua responsabilidade, uma maneira de otimizar o atendimento. Ao todo, passaram pela castração 48 gatos e 45 cães.

Tutora de seis cães e oito gatos. Claudineia entende a importância da castração. “Moro em sítio e sabemos que o procedimento é de extrema importância para os nossos animais, além de promover o controle da natalidade”, afirmou a munícipe.

O casal Julia Vaccari Munhoz Lemos e Matheus de Oliveira Lemos também aproveitou a ação para levar os animais de estimação Yuki, Pluto e o mais novo integrante da família, o gato Max, que foi adotado no final de 2020. “Estou grávida e entendemos que a castração é importante para a saúde dos animais, além de acreditarmos que ajudará na questão comportamental do Max, que será importante com a chegada do bebê”, afirmou Julia que está grávida de 7 meses.

O procedimento cirúrgico é realizado gratuitamente pelo Debea. A tutora Amanda Godinho Bello tem cinco gatos e hoje levou as duas gatas que faltavam passar pela castração. “Conseguir o procedimento sem custo foi importante. Não tem como deixar o animal sem castrar, pois eles acabam ficando mais agitados e na tentativa de ter acesso à rua, o que é perigoso para os gatos”, comentou.

Amanda lembra que a castração é importante para a saúde e comportamento dos gatos

Os tutores de cães e gatos interessados em castrar seus bichos de estimação podem fazer o cadastro pelo site da Prefeitura de Jundiaí ou pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo.

Após o cadastro, o tutor deve ficar atento ao contato do Debea. A lista com o nome dos inscritos fica disponível no site da Prefeitura de Jundiaí e é atualizada bimestralmente. Também é importante estar atento à ligação do Departamento. Para mais informações, os tutores podem entrar em contato com o Debea pelo 4582-2649.