GMs que salvaram idoso em padaria recebem homenagem

A Unidade de Segurança Municipal homenageou, na manhã desta segunda-feira (12), dois guardas municipais que salvaram a vida de um idoso de 77 anos com manobras cardíacas dentro de uma padaria no centro da cidade. Os guardas municipais que integram o Apoio Tático – Eugênio Marcos da Silva e Danilo Antônio Correia Pinto receberam da gestora de segurança, coronel Carla Basson e do Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, os certificados com a homenagem e um quadro no mural de “Destaque do mês”, criado pela Unidade de Gestão em março deste ano para os guardas que se destacaram no mês.

Para o GM Danilo que realizou os procedimentos de primeiros socorros, é um momento de tensão em que a prioridade é manter os sinais vitais até a chegada ao pronto socorro. “Foram necessárias três massagens cardíacas, não havia tempo para esperar a chegada do SAMU. Durante o trajeto, foi preciso mais dois procedimentos. Graças à Deus o idoso chegou com vida e ficou à disposição do Hospital São Vicente”, disse Danilo que está na corporação há 17 anos.

O aposentado que reside no centro da cidade e recebeu os primeiros socorros ( não quis se identificar), disse que passa bem e que não se lembra do fato e que apenas dormiu. “Assim que acordei, parecia que não tive nada”, conta o idoso, que gostaria de conhecer os guardas que lhe atenderam assim que o estado de saúde melhorar.

“Esse atendimento mostra o quanto nossa Guarda Municipal está preparada para as mais variadas ocorrências. Ficamos felizes em saber que o idoso passa bem. A GM é referência para a região e para o estado pela sua estrutura e treinamento dos agentes, seja ela, no combate à criminalidade, auxiliando as forças policiais ou até mesmo no trabalho comunitário, como foi o caso. É com orgulho que parabenizo a equipe”, comenta o prefeito Luiz Fernando.

Idealizada pela Unidade de Segurança Municipal, a coronel Carla Basson destacou a importância em se valorizar o profissional de segurança pública. “Essa homenagem, é uma forma de valorizarmos o trabalho dos guardas que se arriscam diariamente em prol da sociedade”, comenta Carla Basson.

O Comandante da GMJ elogiou a ação dos guardas e reforçou o preparo que os guardas adquirem nos cursos de capacitação feitos anualmente pela GMJ por recomendação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí