Acaba a greve dos ferroviários e circulação de trens é retomada

Após acordo entre o governo de São Paulo e sindicatos dos ferroviários, foi encerrada na tarde desta quinta-feira (15) a greve que afetou a circulação de pelo menos quatro linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A circulação dos trens nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa. das Linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa começou a ser retomada de forma gradativa a partir das 17h30.

Com o acordo, todas as linhas da CPTM funcionarão normalmente nesta sexta-feira (16) a partir das 4h, início da operação comercial.

Em nota, três sindicatos que representam a categoria afirmaram ter recebido uma proposta diretamente do secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

Pela proposta encaminhada pelo governo, serão pagos 50% do plano de participação dos resultados em 10 de agosto, e o restante, com multa, em janeiro de 2022.

O governo também se comprometeu a orientar os órgãos jurídicos a não recorrerem ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) após os dissídios que serão julgados pela Justiça do Trabalho de SP com base no acordo que foi aceito pelos sindicatos.

Participaram da conciliação o sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo e o Sindicato dos Engenheiros de São Paulo. Pelo acordo, as entidades se comprometerem a paralisar o movimento grevista e retornar às atividades a partir das 17h desta quinta.

Em nota, a CPTM informou que “não mediu esforços para garantir o menor impacto possível aos passageiros e reafirma que a realização de uma paralisação em um momento de pandemia como o atual é injusta e inaceitável”.