Equipes das cozinhas das EMEBs participam de capacitação no Vale Verde

As equipes que atuam nas cozinhas e fazem o preparo das refeições dos alunos da rede municipal de ensino participam, durante esta semana, de capacitação e atualização para identificação e uso das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, ministradas no Vale Verde. A formação é promovida pelo Departamento de Alimentação e Nutrição, da Unidade de Gestão de Educação (UGE).

Divididos em pequenos grupos para manter os protocolos de segurança sanitária, os participantes primeiro caminharam e conheceram as plantações do Vale Verde e também o cultivo das PANC. Em seguida, assistiram as explanações do coordenador técnico do Projeto Vale Verde, Guilherme Reis Ranieri. Para concluir a capacitação, os participantes degustaram bebidas e alimentos preparados com PANC, suco com a casca de abacaxi e menta, pasta de grão de bico com nirá, salada de PANCS com almeirão roxo, nirá, azedinha e crisântemo japonês, caldinho de feijão com folhas de nabo, entre outros.

Dentro do projeto Inova na Horta, desde 2019, as PANC são produzidas no Vale Verde de forma orgânica e fazem parte da alimentação das crianças, como complemento da alimentação. “São plantas que agregam mais nutrientes, cor e nutrição para os pratos, com alto teor nutricional. A capacitação é para ensinar e relembrar como é o uso, experimentar o sabor e para que as cozinheiras se sintam confortáveis e preparadas para poder criar receitas e usar na alimentação escolar dentro do melhor cenário de cada escola”, explica Guilherme.

Janaína Renata Bertolino é cozinheira da EMEB Professora Cinira Cardona Mazzali e conta que é a segunda capacitação sobre PANC que participa no Vale Verde. “Recebemos as PANC semanalmente e introduzimos na alimentação dos alunos. Esses encontros são importantes porque percebemos que muitas plantas não são matos e sim comestíveis e que não devem ser descartadas pois são benéficas para a saúde. As capacitações são importantes para evoluirmos nossos aprendizados e passar para as crianças”, contou Janaína que degustou o patê com nirá e aprovou.

A boa nutrição é um assunto de grande importância dentro da Escola Inovadora. A diretora do Departamento de Alimentação e Nutrição, Maria Angela Delgado, lembra que as PANC são enviadas semanalmente para as unidades escolares. “São de 25 a 30 tipos de PANC que variam durante o ano. Uma vez por semana cada escola recebe uma variedade. A formação é importante para que os profissionais conheçam e se atualizem sobre o tema”, afirma.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ