Cidade Inteligente: Jundiaí se antecipa à operação 5G

Na manhã desta segunda-feira (12), o Prefeito Luiz Fernando Machado e gestores de Jundiaí se reuniram com representantes das operadores de telefonia, da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis Brasil Digital).

O tema do encontro foi o marco regulatório para implantação do sistema 5G de cobertura, que facilita a operacionalização de novos modelos de serviços públicos, bem como é essencial para o desenvolvimento de ecossistemas de inovação de Cidade Inteligente.

Jundiaí já conta com 80% de cobertura de telefonia móvel no território urbano e há necessidade de expansão nas regiões rurais e periféricas do município.

“Temos o interesse de, com a modernização dos sistemas das operadoras, universalizar o acesso, levando esse benefício às regiões que hoje, não estão nas áreas urbanas, como a Zona Rural e aquelas mais nas extremidades da cidade. Jundiaí quer se antecipar na aplicação da tecnologia 5G e manter o título de uma das cidades mais interessantes para investidores internacionais, como é comprovado pela 6ª edição do ranking ‘Cidades do Futuro’ realizado pela FDI Intelligence, entidade ligada à divisão de inteligência em investimentos estrangeiros do Financial Times”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Prefeito Luiz Fernando Machado ressalta a importância da operacionalização do 5G em Jundiaí com foco em Cidade Inteligente

O gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, citou o projeto de lei do Ecossistema de Inovação, que está sendo ultimado pelo governo e que será enviado à Câmara em agosto próximo, onde a conectividade faz parte dessa estratégia. Para o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello, a atualização da legislação favorece investimentos, deve contemplar a preservação da qualidade do ambiente e prezar pela paisagem da cidade.

“Jundiaí conta com quase 500 quilômetros de fibra óptica interligando os prédios públicos. Essa infraestrutura somada ao 5G vai aumentar a competitividade do município. Esses passos são essenciais para a cidade avançar na qualidade e oferta de serviços de uma ‘smart city’, quanto no ambiente propício para o desenvolvimento da Indústria 4.0”, detalhou o diretor presidente da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Amauri Marquezi.

Reunião foi feita no Paço Municipal, com a participação de representantes de empresas de maneira virtual

Também participaram da reunião o gestor da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, consultor Fundação Vanzolini, Daniel Anemberg, representante da Vivo, Antônio Marcos dos Santos, representante da TIM, Marilia Bianchini Conde, representante da Abritel, Felipe Herzog e o presidente da Abrintel, Luciano Stutz.