Saiba como estão a Fernandinha e as esperanças pela conquista do tratamento Car-T Cell no exterior

Campanha para o tratamento atinge 57% do valor necessário. Luta contra o tempo continua e Fernanda segue com quimioterapias de manutenção

A rotina da Fernandinha Manzutti, de 11 anos, que luta contra a Leucemia Linfóide Aguda, se mantém entre idas e vindas do hospital e muitos exames, na tentativa de manter a doença controlada. Ao mesmo tempo, precisa seguir firme a campanha pela arrecadação de recursos para que ela possa fazer o tratamento Car-T Cell no exterior – até agora, a ação solidária alcançou 57% do valor necessário, que é de 8 milhões de reais (1,5 milhão de dólares). Esse tratamento é o único que pode curá-la. “A quimioterapia que ela tem feito é para tentar estabilizar a doença e não tem efeito de cura no caso dela. Principalmente é para evitar que a Leucemia invada o sistema nervoso central, o que poderia causar grandes danos”, explica a mãe, Melissa Manzutti. “Os cuidados com a Fernanda são extremos, pois ela não pode pegar nenhuma infecção, nada que possa gerar mais complicações”.

Além de grandes esforços direcionados aos cuidados com a Fernanda e à campanha, a família também faz uma intensa busca por hospitais. “Seguimos em tratativas com hospitais dos Estados Unidos e da Europa. Alguns orçamentos são até mais caros do que tínhamos estimado, mas temos uma grande esperança de conseguir na Europa”, conta Melissa. “Para cada hospital, enviamos os exames todos traduzidos, para que se analise tudo o que já foi feito em termos de tratamentos para a Fernanda. “Ainda não temos resposta definitiva, mas, assim que tivermos, vamos comunicar a todos, com toda transparência, como temos feito desde o princípio”, reforça.

O tratamento Car-T Cell só é realizado em países do exterior e não é disponível no Brasil. Ele não possui um valor único ou tabelado, mas sim, personalizado. O tratamento é feito de acordo com a situação de cada paciente. “Os médicos analisam o histórico dos protocolos pelos quais o paciente passou e características específicas da doença em cada um, pois em cada paciente as alterações genéticas são diferentes. O tratamento Car-T Cell analisa essas alterações genéticas”, ressalta Melissa. Considerado revolucionário, é uma terapia genética que realiza uma reengenharia das células de defesa para que estas eliminem especificamente as células cancerígenas – ou seja, o próprio organismo do paciente passa a ser um remédio contra o câncer.

Enfrentando de modo incansável muitos desafios pela cura da Fernandinha, Melissa se emociona ao falar da solidariedade de tantas pessoas que estão ajudando. “Não tenho nem palavras. Eu agradeço do fundo do meu coração. É muito lindo ver como as pessoas estão ajudando. Que Deus retribua a cada um com muita saúde”.

As doações podem ser feitas do seguinte modo:
PIX 11 97540-9718 Melissa Manzutti de Freitas
www.vakinha.com.br/vaquinha/salve-a-fernandinha

Páginas oficiais:
Instagram: https://www.instagram.com/salveafernandinha/
Facebook: https://www.facebook.com/salveafernandinha/