Município terá delegacia especializada para atender pessoas com deficiência

 

Em reunião, nesta quarta-feira (23), entre o prefeito Luiz Fernando Machado e a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, no Paço Municipal, foram iniciadas as tratativas para que Jundiaí tenha uma delegacia especializada em atender pessoas com diferentes graus de deficiência.

“Disponibilizar esse atendimento em Jundiaí será um avanço na garantia dos direitos e da proteção da dignidade das pessoas com deficiência”, avalia o prefeito.

A primeira delegacia do Estado de São Paulo concebida para este fim está localizada na capital. De acordo com Célia, a unidade de Jundiaí terá o mesmo modelo de atendimento. “Além do tratamento policial, a estrutura contempla equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e intérprete de Libras”, explicou.

Encontro foi realizado no Paço Municipal

Ainda segundo ela, apesar de a estrutura ser de uma delegacia convencional, com apuração de denúncias, registro de ocorrências e investigação, o acolhimento humanizado passa a ser um diferencial para melhor acompanhamento dos casos.

A partir da apresentação da proposta, o município dará os encaminhamentos necessários para a formalização do convênio com o Governo do Estado. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, pelo menos 70 mil de pessoas residentes na região de Jundiaí têm algum tipo de deficiência.