‘Semana Sangue Bom’ incentiva doação de sangue em Sorocaba e Jundiaí a partir desta segunda-feira

A TV TEM, em parceria com 16 hemocentros do interior de São Paulo, realiza a “Semana Sangue Bom” entre esta segunda (14) e sexta-feira (18) para incentivar a doação de sangue. Na região, participam da iniciativa os hemocentros de Sorocaba e Jundiaí (SP).

A ação acontece na semana em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho.

A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para homenagear e agradecer os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância de doar para salvar vidas.

Quem pode doar?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50 quilos, estejam em boas condições de saúde e não apresentem nenhum sintoma gripal.

Pessoas de 16 e 17 anos devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável legal (precisa estar presente no momento da doação e ficar durante todo o processo).

Além disso, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O doador não deve estar em jejum. Se a doação ocorrer após o almoço, precisa aguardar de duas a três horas para começar.

Medidas preventivas

Durante a pandemia, a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan) adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores, como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os colaboradores, álcool em gel e uso obrigatório de máscara.

Além disso, conta com o recurso do aplicativo “Colsan Doe Vidas” para agendamento das doações em qualquer ponto de coleta de sangue. Em Sorocaba e Jundiaí, são disponibilizados 30 e 17 horários por dia, respectivamente, para agendamento prévio.

Recomendações complementares durante a pandemia:

  • Pessoas que foram infectadas pela Covid-19 só poderão doar sangue 30 dias após a completa recuperação;
  • Pessoas que tiveram contato com pessoas infectadas nos últimos 30 dias pela doença não poderão dor sangue por 30 dias desde o último contato;
  • Pessoas que estejam em isolamento indicado por equipe médica devido a suspeita pela Covid-19 não poderão doar sangue por 30 dias;
  • Pessoas que apresentarem febre, tosse ou qualquer sintoma gripal só poderão doar sangue 30 dias após a completa recuperação;
  • Pessoas que se imunizaram recentemente deverão respeitar o intervalo de dias conforme a vacina recebida: CoronaVac – 48 horas; AstraZeneca e Pfizer – 7 dias; e contra a Influenza – 48 horas.

O Hemonúcleo de Sorocaba está localizado no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), na Avenida Comendador Pereira Inácio, 564. O atendimento acontece de segunda-feira a sábado, das 7h30 às 12h30.

Já o Hemonúcleo de Jundiaí está localizado na Rua XV de Novembro, 1.848, no Centro. O atendimento é feito de segunda a sábado, das 7h30 às 12h30. Ambos os locais possuem estacionamento gratuito.

Fonte: G1