Campo Limpo Paulista: Operação Estiagem visa combater queimadas e outros efeitos do tempo seco

Logo nos primeiros dias da nova gestão de Campo Limpo Paulista, o Departamento de Defesa Civil já passou por mudanças positivas. Um comitê de gerenciamento de risco foi imediatamente criado com a participação de gestores municipais, trazendo menor tempo de resposta e segurança para a população. Já em fevereiro, o prefeito Dr. Luiz Braz já assinou um decreto que organiza as políticas municipais de Proteção e Defesa Civil, estabelecendo os procedimentos padrões de atuação do poder público durante a Operação Verão.

Durante o período, foram atendidas diversas ocorrências, dentre elas, alagamentos, deslizamentos, desmoronamentos, quedas de árvores e destelhamento. Todos os chamados foram solucionados em parceria com as outras secretarias municipais, como Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Guardas Municipais.

Agora, o Departamento de Defesa Civil já começa a atuar em outra operação preventiva, a chamada Operação Estiagem, que conta com a participação de diversos órgãos como Bombeiros e Comdema. A ideia é implementar um sistema de prevenção e combate aos incêndios florestais, incentivando a formação de brigadas ou grupos voluntários e um monitoramento das condições meteorológicas.

NUDEC
Outra ação positiva na pasta foi a criação do NUDEC (Núcleo de Defesa Civil), que é um núcleo composto pela sociedade civil, representada por 15 pessoas de cada bairro, que tem como objetivo realizar atividades de prevenção, conscientização e até mesmo na linha de frente. O piloto do programa acontece no Bairro Figueira Branca.

Para entrar em contato com a Defesa Civil, ligue para o 199 ou, ainda, pelo whatsapp: (11) 9 7549 8743. Email: defesa.civil.clp@gmail.com

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista