Sesc Jundiaí apresenta a videoperformance Corpos de Barro dos artistas visuais e cênicos Daniel Freitas e Paulo Farah

Os artistas visuais e cênicos Daniel Freitas e Paulo Farah reuniram-se com o intuito de moldar esculturas de argila. Buscando representar o contato dos corpos por meio do barro – contato esse que a pandemia inviabilizou -, a performance mostra a construção dessas formas humanas revelando ao público o processo de trabalho e criação dos artistas, além de breves depoimentos e textos poéticos e reflexivos. O resultado dessa proposta está no vídeo que pode ser conferida nesta terça, 25, a partir das 15h, nas redes sociais do Sesc Jundiaí (Instagram Facebook Youtube).

Sobre os artistas

Daniel Fonseca de Freitas é artista plástico e trabalhou durante boa parte de sua vida no ateliê do escultor Israel Kislansky, atuando como assistente nas aulas de modelagem do corpo humano, organizando as dinâmicas do curso. Atualmente ministra oficinas de artes integradas para crianças como arte educador na EMIA. Também atua como técnico de inclusão no CTI Humaitá realizando atendimentos terapêuticos com portadores de deficiência visual tendo como ferramenta de trabalho a arte educação. Ministrou oficinas de xilogravura, ateliê do professor amarelo, jogos de espelho e modelagem do corpo humano para crianças e seus familiares. Ministrou aulas de xilogravura para deficientes visuais na LARAMARA. Desenvolveu a série de gravuras Cordel Urbano que fez parte da exposição Olhar Tátil, na Galeria Olido (SP), onde também integrou a exposição coletiva “Vertigens Urbanas. Esteve no coletivo “Menos 1 Invisível”, onde realizou atividades de projeção e ambientação em tempo real. É um dos fundadores da Cia. Cantando Conto, de contação de histórias, na qual atua em parceria com os atores como desenhista e cenógrafo.

Paulo Farah André tem especialização em arte-educação pela ECA-USP, trabalha há vinte e cinco anos como arte-educador, ator, cenógrafo, diretor e bonequeiro. Em 2011, fundou o Teatro Pipa Poesia. Esteve no Salamandra Teatro e Companhia desde sua fundação, participando de seus oito espetáculos. No Centro Cultural São Paulo (CCSP), trabalhou como coordenador de estagiários de artes plásticas de 1998 a 2000. Deu aulas de artes plásticas, teatro, história do teatro e construção de bonecos em instituições culturais e ONGs em São Paulo. Atualmente é professor de teatro na EMIA e dirigiu vários espetáculos de 2002 a 2012. Montou cenários de mais de vinte espetáculos para diversos grupos e instituições e já foi escultor em escolas de samba Colorado do Brás e Camisa 12.

Ação Urgente Contra a Fome

Com o objetivo de ampliar a rede de solidariedade para levar comida às pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Sesc São Paulo realiza campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis nas unidades em todo o estado. São mais de 40 pontos de coleta na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. As doações são distribuídas às instituições sociais parceiras do Mesa Brasil Sesc São Paulo, que repassam os itens para as 120 mil famílias assistidas. A Ação Urgente Contra a Fome é uma iniciativa do Sesc São Paulo, por intermédio do Mesa Brasil, programa criado pela instituição há 26 anos que busca alimentos onde sobra para distribuir aos lugares em que falta. O que doar: alimentos não perecíveis como arroz, feijão, leite em pó, óleo, fubá, sardinha em lata, macarrão, molho de tomate, farinha de milho e farinha de mandioca. O Sesc conscientiza a população sobre importância da doação responsável, com itens de qualidade e dentro da validade.

Saiba +: sescsp.org.br/doemesabrasil

Sesc na quarentena

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

Assessoria de Imprensa Sesc Jundiaí