Ônibus de Jundiaí recebem ‘Selo Verde’ após teste ambiental

Os ônibus que operam no transporte municipal de Jundiaí receberam o Selo Verde do Programa Despoluir, da Fetpesp (Federação de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo).

Conforme informado pela Prefeitura, os veículos tiveram 85% de aprovação em teste de opacidade, que mede a quantidade de poluentes liberados pelos veículos. Assim, os ônibus que atendem o critério exigido receberam um selo indicando a aprovação no teste ambiental, colado no para-brisa.

“Em comparação com outras cidades, que têm em média 80% a 82% de aprovação em sua frota, Jundiaí está mostrando índices excelentes”, afirmou o técnico ambiental responsável em fazer os testes, Alexandre Aparecido do Nascimento, da Fetpesp.

“Esses resultados demonstram que as empresas que executam o transporte urbano em Jundiaí têm feito corretamente um trabalho de manutenção, de forma preventiva.”

O técnico explicou que o teste de opacidade é realizado através de uma sonda ligada ao escapamento e de um tacômetro ligado à bateria. Desta forma, é possível saber o quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera. A sonda lança um raio de luz que passa pela fumaça e assim afere sua opacidade. O trabalho é desenvolvido com o veículo parado.

“Caso um veículo não passe no teste, apontamos o problema aos seus responsáveis e ele é levado à manutenção. Após o conserto, ele volta a ser submetido ao teste”, explicou também.

Em nota, o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz, afirmou que os resultados vão ao encontro dos investimentos da Prefeitura na busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que preconizam ações que contribuem para uma sociedade melhor nos próximos anos, ligadas à Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Estar sintonizado com melhorias no meio ambiente é estar sintonizado com o futuro, com nossas próximas gerações, e a mobilidade urbana está totalmente inserida nessa discussão”.

Fonte: Diário do Transporte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *