Prefeitura de Várzea Paulista amplia trabalho preventivo e amparo a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual

A Prefeitura de Várzea Paulista chegará ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes — 18 de maio — com ações recentes significativas para melhorar seu trabalho de atendimento às vítimas e prevenção contra esses crimes.

Um convênio foi firmado recentemente com a Promotoria Pública e, na última segunda-feira (10), nove assistentes sociais e oito psicólogos foram convocados pela administração municipal. Os profissionais vão compor a rede de atendimento da área social. “Com isso, esperamos dar maior agilidade no atendimento às vítimas e poder proporcionar a elas um acompanhamento mais qualificado”, afirma o gestor municipal de Desenvolvimento Social, Leandro Marques.

Com o convênio, a unidade passa a participar da rede de proteção e atendimento a crianças vítimas de abuso e exploração sexual.

Maio Laranja

No dia 18, haverá faixas de conscientização alusivas ao Maio Laranja, mês de combate a esses crimes, exibidas sob semáforos da Avenida Fernão Dias Paes Leme — perto do acesso à Avenida Bertioga, pela direita, e do Viaduto dos Emancipadores. Balões laranjas também serão colocados nos equipamentos de atendimento social da Prefeitura.

Denúncias

Segundo o gestor, as denúncias de exploração sexual devem ser feitas ao Conselho Tutelar (4595-8555) ou ao Disque 100. Os órgãos dão suporte inicial às vítimas, informam as providências policiais possíveis e remetem os casos ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da Prefeitura.

Sobre a data

18 de maio foi escolhido para dar visibilidade ao dia no qual, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, criança de apenas 8 anos do Espírito Santo, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta. O crime bárbaro foi cometido por uma família tradicional do estado.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Várzea Paulista